A baixa umidade do ar aliada à falta de chuvas na Região Metropolitana mais uma vez pode ter sido a causa de um grande incêndio em vegetação registrado por volta das 17h desta sexta-feira (12), no Morro do Jaburuna, em Vila Velha. As informações são do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).
Segundo informações de militares do Corpo de Bombeiros que atenderam à ocorrência, nenhuma casa da região ficou danificada. Os estragos foram mesmo na mata que cobre o morro. Estimativas de integrantes da corporação dão conta de que a área atingida pelo fogo pode ter sido de aproximadamente 7 mil m².
Para conter as chamas, dois caminhões dos Bombeiros e 10 militares foram deslocados até Vila Velha. De acordo com o Ciodes, cinco integrantes do efetivo tiveram de trabalhar para apagar o fogo. Os outros cinco somente prestaram auxílio durante o procedimento.
O Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, já vê com preocupação os constantes registros de incêndio no Estado.
"Nós estamos acompanhando as informações meteorológicas torcendo pela chuva. Pedimos apoio à população, aos proprietários rurais para que eles nos ajudem a controlar esses focos de incêndio. Também faço um apelo à pessoas muitas vezes irresponsáveis que usam um momento como este que aproveitam esse momento pra destruir a nossa cobertura florestal. Isso é uma ação criminosa".
Somente na Grande Vitória, o Corpo de Bombeiros já registrou mais de 600 incêndios em vegetação de janeiro a agosto deste ano. O número aponta um aumento de cerca de 22% em relação às ocorrências do mesmo período de 2007, quando aconteceram 495 incêndios desse tipo. De acordo com a corporação a incidência é maior entre os meses de junho e agosto, devido à diminuição das chuvas e a baixa umidade relativa do ar.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 13/09/2008 às: 21:02