O brasileiro Willian Amorim e a queniana Nancy Kipron foram os grandes vencedores da 19ª edição das Dez Milhas Garoto, realizada na manhã deste domingo, em Vitória e Vila Velha. Willian foi a grande surpresa da prova, que tinha os quenianos como os favoritos ao pódio.
Ele fez o tempo de 48 minutos e 39 segundos. Depois de um sério problema na coluna, que o deixou afastado das competições por mais de um ano, o mineiro da cidade de Buenópolis, duelou lado a lado com Joshua Kemei, do Quênia, durante quase todo percurso. Quando os atletas entraram na Avenida Gil Veloso, na orla Praia da Costa, em Vila Velha , Amorim conseguiu se distanciar do queniano por quase 50 metros e, assim, foi administrando a liderança até a chegada no bairro da Glória, reta final da prova.
A 19ª Dez Milhas Garoto é uma das maiores corridas de rua do País, cujo trajeto se estende da Praia de Camburi, em Vitória, com chegada em frente a fabrica Chocolates Garoto, na Glória, Vila Velha, com um total de 16,090 km . A prova de atletismo reúne atletas de renome nacional e até internacional. Este ano, participaram da competição cerca de seis mil pessoas.
O vencedor Willian Amorim contou que o momento mais difícil da corrida foi já na orla da Praia da
Este ano, participaram da competição cerca de seis mil pessoas
Galeria de fotosCosta, quando os competidores tiveram que correr contra o vento. "O vento estava muito forte na praia, muito mais do que em cima da 3ª ponte, onde imaginava que sentiria mais. Nesse momento pensei: tenho que forçar mais meus passos e ver quem agüenta mais. Graças a Deus consegui me distanciar bem do queniano, chegando em primeiro na competição", contou Willian.
O queniano Joshua Kemei, que estava em segundo lugar até poucos metros antes da chegada, foi ultrapassado por seu compatriota Charles Korir, que fez o tempo de 48m57s, seguido do brasileiro Luiz Paulo da Silva, atleta do Cruzeiro de Minas Gerais, com o tempo de 49 minutos e 18 segundos.
No feminino, as quenianas ocuparam o primeiro e o segundo lugares do pódio. Em primeiro ficou Nancy Kipron, com 56 minutos e 24 segundos. Em seguida chegou Eunice Kirwa, com o tempo de 56m32s. A brasileira melhor colocada foi Cruz Nonato da Silva, com o tempo de 56m48s, que ficou em terceiro lugar. A então favorita, Marily dos Santos, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Pequim, ficou em quarto lugar.
Para Cruz Nonato, que pela primeira vez disputou as Dez Milhas Garoto, o primeiro lugar entre as brasileiras foi uma vitória da superação. Ela contou que treina no meio de um roçado, com várias ladeiras, no interior de Teresina, no Piauí. Sem ter condições, aos menos de ter bons tênis para competir, ela guardou o que estava em melhores condições para competir.
Vento forte na Terceira Ponte foi masi um desafio para os competidores
Galeria de fotos"É uma grande alegria representar o Brasil e o meu Estado em grandes provas como essa. Vou voltar para Teresina com um dinheirinho e um carro, que vão ajudar muito a minha família e a mim. Agora vou continuar treinando lá no meu roçado, pois é de lá que tenho conseguido bons resultados nas corridas que participo. Vou tentar também quem sabe um bom resultado na São Silvestre, em São Paulo , no final do ano", revelou a brasileira.
Capixabas
Os capixabas mais bem colocados na prova foram Cíntia Gama e Antônio Inês dos Santos, que chegaram, respectivamente, em 12º e 21º lugares.
Premiações
Os primeiros lugares nas categorias feminino e masculino receberam, cada um, a premiação de um cheque de R$ 8 mil e um carro zero. No caso da prova feminina, o carro foi para a brasileira, pois de acordo com o regulamento, o veículo é direcionado ao primeiro colocado brasileiro da prova.
A Dez Milhas Garoto é considerada uma das corridas de rua mais organizada do Brasil. Além das Dez Milhas, neste domingo ocorreu também a 7ª Corrida Garotada, criada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. O percurso de 3 km teve largada na Prainha de Vila Velha. Na categoria Cadeirantes, venceram a prova Wendel Silva Soraes e Erinelda da Silva Rodrigues.
Competições Anteriores
O atleta Clodoaldo Gomes da Silva, do Distrito Federal, foi o vencedor em 2007. Marilson Gomes dos Santos é tricampeão da corrida (2002, 2004 e 2006).