Quem passou pelo Terminal do Ibes, em Vila Velha, na tarde desta terça-feira (16), foi abordado pelos agentes educativos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) que ensinaram a utilizar adequadamente a faixa de pedestres. A ação foi feita em parceria com a Companhia de Transportes Urbanos de Vitória (Ceturb-GV). Foi a primeira vez que a campanha aconteceu dentro de um terminal do sistema Transcol.
A Campanha ´A segurança está em sua mão´ tem como objetivo trabalhar a formação do hábito de utilizar as faixas de pedestres sinalizadas, sejam semaforizadas ou não. No caso das faixas não-semaforizadas foi destacada a importância da comunicação entre o pedestre e o motorista feita por meio do gesto da mão estendida apontando para a faixa, como forma de o pedestre indicar ao condutor a intenção de travessia.
A abordagem aos pedestres começou às 16h e terminou por volta de 17h30. A gerente de educação no trânsito do Detran-ES, Rosane Giuberti, destacou que mesmo nos lugares onde não houver faixas de pedestres existem algumas regras simples que as pessoas devem seguir para não se exporem a situação de risco. "Por exemplo: nunca atravessar a rua correndo, utilizar sempre o menor trajeto entre o ponto onde se está e o ponto que se quer ir, não ziguezaguear entre os carros, não andar na diagonal e fazer sempre uma avalização entre a distância de onde está o veículo e a distância que ele quer atravessar", alertou Rosane.
Além das orientações, os pedestres presentes receberam panfletos educativos contendo informações para todos os usuários do trânsito, pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis. A campanha acontece todas as terças-feiras em um ponto da região Metropolitana da Grande Vitória.
Multa
Além de desrespeitar o pedestre, todo condutor que for flagrado pela autoridade de trânsito desrespeitando a faixa será punido com multa gravíssima no valor de R$ 191,00 e também perderá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Apesar do código de trânsito prever a existência de uma multa para o pedestre que desrespeitar a faixa - que seria metade da infração leve -, essa forma de fiscalização ainda não pode ser implementada porque não há a regulamentação por meio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de acordo com a gerente de Educação no Trânsito, Rosane Giuberti.
Fonte: Gazeta Online
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 17/09/2008 às: 0-2:37