Os apreciadores da música erudita poderão assistir a mais uma edição do projeto Concertos na Vila, nesta sexta-feira (26), a partir das 20 horas, na Igreja do Rosário, na Prainha. O espetáculo musical ficará por conta do Quinteto de Sopros MetalES, formado por instrumentistas da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) e da Banda da Polícia Militar.
Em agosto, o projeto homenageou militares capixabas num evento de grande sucesso, realizado pela primeira vez no Forte São Francisco Xavier da Barra, nas dependências do 38° Batalhão de Infantaria (BI), na Prainha. Os shows ficaram por conta da Banda do 38º BI, do Coral Canta Barra, da Orquestra Camerata SESI, além da participação especial da cantora lírica Natércia Lopes.
A apresentação desta sexta-feira retorna o projeto ao palco da igreja mais antiga do Espírito Santo, e vai presentear a platéia com um ambiente aconchegante, à luz de velas, condizente com os espetáculos. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 3185-5786.
O Concertos na Vila é uma parceria da Sociedade Artística e Cultural Phylarmonia com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. O objetivo é a integração das artes e do patrimônio histórico, considerando que a atração é uma ferramenta que incrementa a vida cultural do Sítio Histórico da Prainha, fortalecendo o sentido de preservação entre comunidade e patrimônio público.
Quinteto de Sopros MetalES
Comemorando seu segundo ano de existência, o Quinteto de Sopros MetalES é formado por instrumentistas da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) e da Banda da Polícia Militar. Nele, encontramos o casamento perfeito entre os instrumentos de metal e um repertório que vai do barroco ao contemporâneo, passando pelo erudito até o popular. O grupo busca motivar as bandas de música através de apresentações e master classes, além de incentivar os compositores locais a escreverem obras para essa nova formação.
Confira o repertório:
Scheidt, S. – Gagliard Battaglia.
Vivaldi, A. – Concerto Grosso Op. 3 nº9.
I – Allegro
II – Larghetto
III – Allegro
Ewald, V. – Quinteto nº 1.
Espírito Santo, A. – 220 Avante Camaradas.
Duda – Suíte Recife
I – Andrea (Baião)
II – Mida (Cançao)
III – Dorinha (Isquenta Muié)
IV – Nadja (Aboio)
V – Meyse (Frevo)
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES