Para comemorar os dias Nacional (27 de setembro) e Internacional (1º de outubro) do Idoso, o Programa de Atenção ao Idoso (PAI) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Vila Velha (Comddipi–VV) prepararam uma extensa programação, começando na segunda-feira (29), que inclui exposição, baile e caminhada.
As atividades terão início às 14 horas da segunda-feira, com o Encontro de Integração do Grupo de Terceira Idade de Alecrim. Os idosos que comparecerem vão dançar muito forró e participar de sorteio de brindes. O evento será realizado no salão de festas que fica na rua Antônio Bezerra de Farias, 121, em Vila Garrido, Vila Velha.
Já na terça-feira (30), também às 14 horas, haverá exposição de artesanato na praça principal de Coqueiral de Itaparica, com a venda de produtos confeccionados pelos grupos de terceira idade dos bairros Rio Marinho e Coqueiral de Itaparica.
Baile
Em outubro, no dia 09, das 14 às 18 horas, os idosos participam de um grande baile no Clube Arci, com desfile da terceira idade e sorteio de brindes. A programação continua dia 17 do mesmo mês, com uma caminhada para marcar o Dia do Idoso, com saída às 8 horas em frente à Loja Dadalto, na Glória. A chegada será na Praça Duque de Caxias, no Centro.
Desafios
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população mundial está cada vez mais idosa, e as perspectivas mostram que até 2025 haverá mais idosos do que crianças no planeta. De acordo com o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em setembro de 2007, no Brasil, as pessoas com 60 anos de idade ou mais totalizam 19 milhões, o que representa 10,2% da população do país.
O aumento da população idosa é explicado pelo avanço da medicina e pela melhora na qualidade de vida, o que elevou a expectativa de vida em todo o mundo. Entretanto, no Brasil, os idosos ainda enfrentam muitos problemas, como a desvalorização de aposentadorias e pensões, perda de contato com o mercado de trabalho, abandono da família, depressão, falta de atividades de lazer e de acesso a planos de saúde.
Conquistas
O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, e visa a refletir a respeito da situação dos idosos no país, seus direitos e dificuldades. Outra conquista desse público foi o Estatuto do Idoso, Lei nº. 10.741 de 1º de outubro de 2004, que regulamenta os direitos das pessoas com mais de 60 anos em temas como saúde, transporte, lazer e atendimento prioritário para os idosos.
Secretaria Municipal de Ação Social
Endereço: Avenida Champagnat, 521, Praia da Costa, Vila Velha
Telefones: 3185-5600 / 3185-5606
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES