Hoje, é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Os Bancos de Leite Humano (BLHs) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aproveitam a data para incentivar as mamães a doarem leite. Atualmente, os estoques dos dois BLHs do Estado, que pertencem ao Hospital Dório Silva (HDS) e ao Hospital e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), estão em baixa.
Atualmente, o estoque do banco do HDS possui leite suficiente para suprir apenas a demanda interna. É importante que o Dório Silva mantenha estoque em alta, pois a unidade é referência no atendimento de gestantes de alto risco que possuem bebês em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (Utins).
A coordenadora do BLH do Hospital, Lúcia Marina Abrantes Samú, explica que, no mês de setembro, 49 mulheres fizeram doações, que ao todo representam 12,5 litros. “Mas, mesmo assim, essa quantidade é pequena para a procura que há no BLH. Por isso, é importante sensibilizar as mães para doar leite, ajudando outras crianças”.
No Himaba, a situação é parecida. No mês de setembro, foram registradas doações de 25 mulheres. “Nosso estoque conta, hoje, com 6,5 litros, o que não dá para atender satisfatoriamente”, comenta a coordenadora do Banco de Leite da instituição, Rosa Albuquerque. O Hospital Infantil de Vila Velha também oferta leitos de Utins para recém-nascidos.
Doação
Toda mulher saudável com excesso de leite, que não use medicamentos que impeçam a doação, deve doar leite. O gesto contribui para a redução da mortalidade infantil e para a melhora da qualidade de vida dos bebês beneficiados.
O leite materno doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização no BLH, é distribuído com qualidade certificada aos bebês gravemente enfermos internados nas Utins. O leite humano, além de fornecer nutrientes da mais alta qualidade, também confere proteção contra infecções e alergias.
Os receptores do leite humano pasteurizado são na sua maioria recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, ainda mais vulneráveis que os demais recém-nascidos, com isso a doação de leite humano se torna de suma importância para o desenvolvimento e sobrevivência destes bebês.
Fonte: ES Hoje