
Uma data especial merece uma comemoração a altura. E assim foi a festa oferecida aos moradores do município de Vila Velha que completa 473 anos nesta sexta-feira (23). Como acontece tradicionalmente nesta data que comemora também a Colonização do Solo Espírito Santense, desfiles cívico e militar levaram milhares de pessoas à avenida José Júlio de Souza, em Coqueiral de Itaparica.
Além do público também estavam presentes todos os pré-candidatos a prefeito de Vila Velha: Cláu
dio Vereza (PT), Dionízio Ruy (PDT), Rafael Favatto (PTB), Hércules da Silveira (PMDB) e Neucimar Fraga (PL). Entre sorrisos, apertos de mão e acenos para a população, transitam com desenvoltura no palanque oficial, montado no final da orla.
O governador em exercício Ricardo Ferraço, após fazer a transferência simbólica da sede do Executivo Estadual para Vila Velha, aproveitou a ocasião para lançar o edital de contratação da empresa que fará a obra da segunda etapa da rodovia Leste Oeste. A via ligará o bairro de Campo Grande, em Cariacica a Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha.
Ver os militares passarem é uma emoção para a estudante Patrícia Tomazini. Todos os anos ela comparece à parada acompanhada do marido e do filho. A admiração maior é pelos soldados do corpo de Bombeiros, pessoas que ela considera como heróis.
“O meu sonho é que meu filho se torne um bombeiro. É claro que ele vai escolher a melhor profissão para ele. Faço questão de vir com ele todos os anos ao desfile para mostrar a nossa cultura. Não devemos deixar ela cair no esquecimento. As crianças sempre devem estar em contato com a cultura do país onde mora”, relata a estudante.
Ao contrário de Patrícia, o aposentado Antonio Bispo, de 75 anos, foi a primeira vez acompanhar os desfiles de Vila Velha. Apesar de ser morador do município por toda vida, seu Antonio nunca tinha visto a festa em comemoração ao aniversário da cidade.
“Sempre fui aos desfiles de 7 de Setembro em Vitória, mas nunca tive a oportunidade de assistir aos desfiles em comemoração ao Solo Espírito Santense. Hoje, como estou aposentado, aproveitei para vir e trazer meu bisneto. Tenho certeza que ele sempre voltará pois é um momento muito lindo”, conta seu Antonio.
Os primeiros a desfilar foram os soldados da Escola de Aprendizes de Marinheiros, seguidos do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Logo após o desfile militar aconteceu o desfile cívico. Ao todo, 20 escolas participaram da festa.
Ao lado de Ferraço, no palanque, estava o prefeito do município Max Filho, deputados federais e estaduais, vereadores e secretários municipais. Max atribuiu as obras que estão em andamento nos bairros de Vila Velha como o grande presente para a população.
“Vila Velha foi destaque na revista Exame do mês passado como o segundo município que mais se desenvolveu nos últimos anos. Isso é uma vitória para todos nós. Hoje, as intervenções que acontecem no município são para o bem estar de todos. Há obras em bairros da periferia, como em bairros nobres da cidade. Queremos que o morador sinta orgulho de morar no município”, afirma Max.
As comemorações pelos 473 anos de Vila Velha terminam com a apresentação da peça teatral ‘Auto de Frei Pedro Palácio’ que será encenado às 19 horas no Parque da Praianha. A entrada é gratuita.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 24/05/2008 às: 0-2:44