As prefeituras da Grande Vitória estão se preparando para oferecer mais segurança nas praias neste verão, no mar e na areia. Na Capital, uma lancha foi adquirida para fiscalizar a orla, em parceria com a Capitania dos Portos. Ela deve começar a circular em dezembro.
As praias de Vitória vão receber sinalização marítima, no próximo mês, para delimitar as áreas a serem respeitadas pelos banhistas e pelas embarcações. Serão 39 bóias, além de correntes e alças de segurança. Além disso, 80 guarda-vidas vão atuar na orla do município.
Para a administradora Juliana Simão, 25 anos, e para a babá Luciana Martins, 22, que têm costume de caminhar pela orla de Vitória, uma das preocupações para o verão é com o policiamento. ?Acho que há poucos policiais na Curva da Jurema e em Camburi, principalmente aos domingos?, diz Juliana.
Por enquanto, a Polícia Militar ainda não definiu como será o esquema de segurança nas praias. Ele deve começar a ser elaborado neste mês com previsão de divulgação em dezembro. No ano passado, foram colocados 200 policiais.
Apesar de não haver ainda uma definição da PM para o verão, a prefeitura da Serra já tem algumas ações programadas. Serão montados dois estandes, um em Jacaraípe e outro em Manguinhos para o serviço de segurança integrada com atendimento de diversos órgãos.
Também haverá o monitoramento por câmeras na orla e nas festas de São Benedito. A Serra contará ainda com 110 guarda-vidas ? alguns serão treinados para usar pranchas de surfe.
Nas edições dos jornais A Gazeta e Notícia Agora desta sexta-feira (03) confira os detalhes de como como será a fiscalização nas praias da Região Metropolitana e outras ações para tornar o litoral mais atrativo e menos violento para os banhistas.
Guarda-vidas e lanchas
O litoral de Vila Velha será fiscalizado por dois barcos infláveis motorizados, que percorrerão o mar da Praia da Costa até a Ponta da Fruta. A partir de 15 de dezembro até 15 de março de 2009, 92 guarda-vidas vão garantir a segurança dos banhistas em 22 postos espalhados pela Praia da Costa, Itapoã, Itaparica, Barra do Jucu e Ponta da Fruta. Cada posto conta com a presença de dois guarda-vidas.
Na Serra, cerca de 110 guarda-vidas vão atuar na orla do município, no período de 10 de dezembro a 5 de março de 2009. Até o ano passado, eram 92 homens. Os guarda-vidas ficarão em 22 postos espalhados pela orla. Serão quatro postos em Carapebus, dois em Bicanga, dois em Manguinhos, 12 em Jacaraípe (sendo um na Lagoa Juara) e, pela primeira vez, um em Nova Almeida.
Em Vitória, o projeto Orla Segura investe cerca de R$ 550 mil em sinalização, lanchas e campanhas preventivas para melhorar a segurança dos banhistas e dos condutores de embarcações náuticas. A partir de novembro, 39 bóias, além de correntes e alças de segurança, vão sinalizar os limites a serem respeitados pelos banhistas dentro do mar.
Fonte: Gazeta Online
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 03/10/2008 às: 06:30