Imagens raras de Vitória, Vila Velha, São Mateus, Guarapari e outras diversas paisagens capixabas estão em exposição na coletiva “Foto Clube do Espírito Santo”, no Espaço Cultural do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Inédita, a exposição comemora os 62 anos de criação do Foto Clube do Espírito Santo.
Até o dia 15 de junho, os visitantes poderão conferir as 48 fotos realizadas desde a década de 40, reunidas pelos curadores Apoena Medeiros e Carla Osório, que escolheram imagens e fotógrafos que fossem representativos dos diversos momentos de criação do movimento fotoclubista capixaba. Destaque para os trabalhos de Pedro Fonseca, com imagens raras de Vitória realizadas entre as décadas de 40 e 50, e para o estilo de vanguarda dos fotógrafos Nilton Pimenta e Júlio Cesar Pagani, nos anos 70.
Foto Clube do Espírito Santo é realizada pelo Instituto Geração e é patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado do Turismo e pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). A iniciativa faz parte do projeto Vitória Foto, que realiza diversas mostras simultâneas em vários pontos da cidade.
|
Trabalho de Pedro Fonseca, membro do Foto Clube do Espírito Santo |
O Foto Clube foi fundado em 23 de maio de 1946 a partir do interesse por fotografia de vários jovens que freqüentavam uma loja de equipamentos e materiais fotográficos, o Empório Capixaba. Entre os entusiastas, estavam Magid Saade, Pedro Fonseca, Érico Hauschild, Dolores Bucher, Ugo Musso, Décio Lírio e Finn Knudsen.
Juntos, eles organizaram uma exposição denominada “I Exposição de Arte Fotográfica de Amadores”, inaugurada em 25 de dezembro de 1945, em uma loja da Praça Oito, no Centro de Vitória. Dessa experiência nasceu o Foto Clube do Espírito Santo, cuja primeira assembléia ocorreu em 23 de maio de 1946, numa sala do Edifício Centenário, também na Praça Oito, onde funcionava o escritório da Cosmos Capitalização.
Entre as atividades do Foto Clube do Espírito Santo, destaque para os 26 famosos Salões Capixabas de Arte Fotográfica, sendo os primeiros de âmbito nacional, e os de 1948 a 1978 de cunho internacional, esses reconhecidos pela Federação Internacional de Arte Fotográfica (FIAP). Os fotoclubistas realizaram ainda a I Exposição de Arte Fotográfica da Cidade de Guarapari, em 1971, além de ministrarem cursos de iniciação ao tema. Em 1968, promoveu em Vitória, a V Bienal de Arte Fotográfica Brasileira, cuja extensa programação, atraiu a participação e presença dos mais notáveis artistas da arte fotográfica brasileira.
O fotoclubismo começou a perder as forças por volta de 1980, o que refletiu diretamente nas suas atividades no Espírito Santo. Apesar do fechamento de seus principais incentivadores, a sede do Foto Clube ainda funciona, o laboratório para preto e branco é mantido, e o arquivo das fotografias dos sócios está em boas condições.
Coletiva Foto Clube no Espírito Santo
Parte do projeto Vitória Foto. No Espaço Cultural Bandes, na avenida Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória. De segunda à sexta, das 9 às 18 horas. Até 15 de junho.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 24/05/2008 às: 0-2:53
|