"Vinde e segui-me." Tanto Neucimar Fraga (PR) quanto Hércules Silveira (PMDB) costumam lançar mão de citações extraídas da Bíblia, e essa é possivelmente a que melhor resume o momento vivido pelos dois. Mas, na busca por novos aliados, Neucimar concentra esforços nas articulações com dirigentes nacionais dos partidos pretendidos, enquanto Hércules tem priorizado os líderes locais e candidatos que não chegaram ao segundo turno.
A aliança de Neucimar com o PDT estadual, via Sérgio Vidigal, já é considerada certa. O deputado federal Carlos Manato (PDT) chegou a usar a tribuna da Câmara dos Deputados ontem para antecipar esse apoio. O candidato passou os últimos dois dias em Brasília costurando as alianças com as cúpulas partidárias, mas, afora o PDT, não quis revelar as conversas, para "não antecipar as reações". Hoje à noite, em reunião da executiva estadual, Vidigal deve oficializar a decisão. Confiante, Neucimar espera bater o martelo hoje com outra legenda não confirmada.
Enquanto o adversário faz a ponte aérea, Hércules fica em terra firme, firmando os acordos em Vila Velha. Ele antecipou ontem que vai almoçar hoje com um dos quatro candidatos que ficaram pelo caminho. Como Cláudio Vereza (PT), Dyonizio Ruy Junior (PDT) e Luceni Novaes (PSOL) já afirmaram a neutralidade, o candidato em questão poderia ser Vasco Alves (PRTB), mas o ex-prefeito nega o convite. Ele, contudo, confirma que foi sondado por Hércules na terça. Também confirma que, inicialmente, buscou construir uma posição unificada com os ex-integrantes do "G-4".
A idéia, porém, não vingou. Vasco chegou a apresentá-la a Vereza, mas o deputado a rechaçou. Antes de pender para um dos lados, Vasco espera ouvir a proposta de Neucimar, que, por sua vez, já conversou com a direção estadual do PRTB.
O candidato Hércules Silveira também tentou contato com o colega de Assembléia, Cláudio Vereza, sem retorno. O petista adiantou que pode até recebê-lo diplomaticamente, mas apenas para reiterar a posição já anunciada de não apoiar ninguém.
Já Dyonizio que buscou refúgio em Curitiba, ligou na terça-feira para os dois finalistas para parabenizá-los. Falou com Hércules e deixou recado para Neucimar. Quanto a uma possível (mas implausível) aliança, Dyonizio lembrou que o PDT municipal baterá o martelo na próxima segunda-feira, mas garantiu que há chances bem maiores de que o bloco que ele representa mantenha a isenção.
Veja as agendas
Neucimar . Dia repleto de caminhadas. Às 9h, em Boa Vista; às 14h, em São Torquato; às 16h, em Sagrada Família. E, às 20h, comício no mesmo bairro.
Hércules. Às 9h, palestra em um colégio em Itapoã. Às 10h, visita a uma empresa em Vila Velha para pedir apoio. Em seguida, almoço com um ex-candidato não revelado. Às 14h, caminhada pelas ruas do Centro.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 09/10/2008 às: 07:14