O trânsito na Grande Vitória a cada dia adquire problemas de dimensões preocupantes, como a lentidão e os estressantes engarrafamentos. Pela geografia da capital capixaba, as pontes - são seis no total - já se mostram como modelo esgotado e uma quarta ligação entre Vitória e Vila Velha, por meio de um túnel, foi um dos temas de debate no seminário "Túneis para Vitória". O evento acontece nesta quinta-feira (09) no auditório do Ministério Público Estadual, na capital. Os custos para a construção desse túnel seriam de cerca R$ 300 milhões, e o tempo estimado para a conclusão seria de cinco anos. No entanto, a proposta não teria agradado o governo.
A doutora em transportes, Erika Kneib, foi uma das responsáveis pela elaboração do projeto do túnel subaquático, que compreenderia o trecho entre a penitenciária da Glória, em Vila Velha, até a avenida Paulino Muller, na Ilha de Santa Maria, em Vitória. Ela avalia que a melhor modalidade seria a ligação por baixo da baía, mas ressalta que, se não houver políticas de transportes, como a construção dos corredores exclusivos para ônibus, o problema não será resolvido.
"Você só vai ter um transporte e uma mobilidade melhor para a Grande Vitória se tiver uma série de medidas que trabalhem em conjunto para essa melhoria. O túnel seria uma das soluções".
O ex-presidente da Associação Internacional de Túneis e PhD, André Assis, avalia que o túnel imerso é uma boa opção para a Grande Vitória, pois não depende da qualidade de solo para ser construído.
"Este projeto se encaixa perfeitamente nas duas cidades que o acolhem, de um lado e de outro, e é uma técnica que não tem nenhum tipo de contra-indicação em função da qualidade do terreno pois são segmentos de concreto pré-moldados que se apóiam no fundo da baía e, mesmo que lá seja um terreno de baixa qualidade, não teria problema de risco nem de construção nem de operação dessa alternativa viária".
A doutora em transportes disse que o projeto já foi apresentado em 2001 para as autoridades, mas que ainda não houve interesse por parte dos governos Estadual e Municipal sobre esse projeto. Ela espera que, a partir desse seminário, sejam marcadas conversas com os representantes pelo transporte no Espírito Santo e nos municípios da Grande Vitória.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 09/10/2008 às: 21:23