As agências bancárias devem permanecer fechadas no início da próxima semana. De acordo com o Sindicato do Bancários, no domingo (12) vai ser realizada uma assembléia às 15 horas, no Centro Sindical dos Bancários, no Forte São João, em Vitória, para organizar o movimento na segunda-feira.
O Sindicato destacou que, caso seja realizada alguma rodada de negociação com os banqueiros neste final de semana, a assembléia vai determinar se os bancários voltarão ao trabalho normalmente na segunda.
Nesta sexta-feira (10), terceiro dia de greve dos bancários, ficaram fechadas 182 agências e postos de atendimentos em todo o Espírito Santo, sendo 124 na Grande Vitória e 58 no interior do Estado. Também permanecem fechados os prédios administrativos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil em Vitória.
A greve é geral, com destaque para o crescimento do movimento nos bancos privados. Enquanto na quinta (9), haviam sido fechadas 21 agências privadas, nesta sexta esse número aumentou para 33.
O crescimento na Caixa, que já tinha 100% das atividades paralisadas na Grande Vitória, foi de mais uma agência no interior, totalizando 52. No Banco do Brasil também foi mantido o percentual de 100% de agências paradas na Grande Vitória e mais cinco no interior do Estado, totalizando 59.
No Banestes, mais três agências foram paralisadas hoje, o que dá um total de 37 em todo o Estado. A greve foi mantida também na agência do Banco do Nordeste em Linhares.
Reta da Penha e Vila Velha
Neste terceiro dia de greve, os bancários fecharam agências de bancos privados localizados na Reta da Penha. Além das agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banestes, que já estavam fechadas nos dias anteriores, pararam de funcionar hoje as agências do Mercantil do Brasil, Itaú e Unibanco. A Reta da Penha é uma das principais regiões com concentração de bancos na Grande Vitória.
Na avenida Champagnat, no Centro de Vila Velha, outro corredor bancário importante, a greve chegou hoje ao Bradesco. Também continuaram fechadas as agências do Banestes, Real, Itaú, HSBC, Unibanco, CEF e Banco do Brasil localizadas ali.
Na Glória, em Vila Velha, ficaram fechados Bradesco, Santander, Itaú e Unibanco.
Reivindicações
Os bancários estão em greve porque não houve avanços nas negociações da Campanha Salarial 2008. Na última reunião, ocorrida no dia 24 de setembro, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs um reajuste 7,5%, muito abaixo dos 13,23% reivindicados pelos bancários. Além disso, os bancos rejeitaram todas as propostas da categoria relativas a temas como saúde, emprego, segurança, melhores condições de trabalho, valorização dos pisos, aumento e simplificação da PLR e correção de benefícios como auxílio-alimentação e vale-refeição.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 10/10/2008 às: 20:05