O deputado federal Neucimar Fraga (PR) larga no segundo turno em Vila Velha com leve vantagem sobre o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB). É o que aponta a primeira de uma série de três pesquisas do Instituto Futura sobre o segundo turno na cidade. Se a eleição fosse hoje, a exatas duas semanas da votação em segundo turno, Neucimar teria 52,1% dos votos válidos – descontados os votos brancos ou nulos, e os eleitores indecisos. Hércules ficaria com 47,9%. Mas a diferença de 4,2 pontos percentuais está no limite da margem de erro, que é de 4,9 pontos.
Nas intenções estimuladas de voto – quando os dois nomes são apresentados aos eleitores, e considerados brancos, nulos e indecisos –, Neucimar lidera com 43,9%. Hércules é apontado por 40,4% – 3,5 pontos atrás de Neucimar. Outros 7,2% manifestaram a intenção de votar nulo ou em branco, e 8,5% ainda não decidiram em quem votar.
A rejeição estimulada dos eleitores contra ambos também está inicialmente no mesmo patamar. Hércules é rejeitado por 34,6%, enquanto Neucimar fica com 33,6%.
"As razões de voto do primeiro turno se esgotaram. O segundo turno ainda não começou. Os candidatos fizeram poucos movimentos com densidade para captar eleitores", avalia o cientista político e diretor do Instituto Futura, João Gualberto.
No cruzamento dos dados por classe social, os dois ficam empatados entre os eleitores da classe C. Neucimar leva vantagem sobre Hércules nas classes D/E, mas as posições se invertem nas classes A/B. Nos estratos religiosos, Neucimar (evangélico) tem três vezes mais eleitores que Hércules entre os evangélicos, mas o peemedebista (católico) derrota o adversário entre os católicos, espíritas e ateus. Na divisão por escolaridade, Neucimar vence nos segmentos com ensino fundamental e médio completo, e Hércules, entre os eleitores com ensino superior.
Quando a preferência por um dos candidatos foi apontada espontaneamente pelos eleitores, os índices ficaram próximos aos da votação que ambos obtiveram no último domingo (5). Neucimar ficou com 39,4% das menções – ele obteve 34,2% dos votos válidos no primeiro turno. Já Hércules, que teve 32,6% na votação em primeiro turno, aparece na pesquisa com 36,8%.
Eleitor de Vereza e Dyonizio segue lados distintos
A pesquisa do Instituto Futura também constatou que os eleitores que, no primeiro turno, votaram em Cláudio Vereza (PT), Dyonizio Ruy Junior (PDT), Vasco Alves (PRTB) e Luceni Novaes (PSOL) já migraram para as candidaturas de Hércules ou Neucimar. O primeiro tem atraído mais eleitores de Vereza, enquanto o segundo tem herdado mais eleitores de Dyonizio e Vasco.
40,9% dos eleitores de Cláudio Vereza – que, no primeiro turno, obteve 20,7% dos votos válidos – afirmaram que, no dia 26, pretendem votar em Hércules. Outros 29,1% disseram que pretendem votar em Neucimar.
Já 39,1% dos que votaram inicialmente em Dyonizio – detentor de 11,8% dos votos válidos – responderam que devem votar em Neucimar, enquanto 32,6% responderam que devem votar em Hércules.
Para o cientista político e diretor do Instituto Futura, João Gualberto Vasconcellos, o fator religioso pode ajudar a explicar o porquê dessa migração para pólos opostos. Cláudio Vereza é católico, assim como Hércules Silveira. Já Dyonizio Ruy Junior é evangélico, a exemplo de Neucimar Fraga.
Há, ainda, de acordo com a pesquisa, um curioso fenômeno de migração de eleitores entre os dois candidatos finalistas. Dos que votaram em Hércules, 88,7% estão fiéis, mas 8,5% dizem que agora votarão em Neucimar, 1,1% votará em branco ou nulo, e 1,7% ainda não se decidiu. Dos eleitores de Neucimar, 94,4% mantêm o voto, mas 4,5% agora vão votar em Hércules, e 1,1% não definiu o voto.
Futura realizou 601 entrevistas em Vila Velha
A pesquisa do Instituto Futura em Vila Velha foi realizada para a Rede Gazeta. Foram feitas 601 entrevistas no dia 9 de outubro (quinta-feira), face a face com o eleitor, respeitando os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais, de sexo, idade e região de moradia, tendo como unidade respondente o morador e eleitor da cidade. A pesquisa tem confiabilidade de 95% e margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Ela é de responsabilidade do economista José Luiz Orrico, do cientista político João Gualberto Vasconcellos e da estatística Fabíola Miranda von Rondow. Está registrada no Cartório Eleitoral da 32ª Zona de Vila Velha sob o nº 3.223/2008, datada do dia 07 de outubro de 2008.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 11/10/2008 às: 21:51
|