VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Neucimar larga com pequena vantagem no segundo turno
 


O deputado federal Neucimar Fraga (PR) larga no segundo turno em Vila Velha com leve vantagem sobre o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB). É o que aponta a primeira de uma série de três pesquisas do Instituto Futura sobre o segundo turno na cidade. Se a eleição fosse hoje, a exatas duas semanas da votação em segundo turno, Neucimar teria 52,1% dos votos válidos – descontados os votos brancos ou nulos, e os eleitores indecisos. Hércules ficaria com 47,9%. Mas a diferença de 4,2 pontos percentuais está no limite da margem de erro, que é de 4,9 pontos.

Nas intenções estimuladas de voto – quando os dois nomes são apresentados aos eleitores, e considerados brancos, nulos e indecisos –, Neucimar lidera com 43,9%. Hércules é apontado por 40,4% – 3,5 pontos atrás de Neucimar. Outros 7,2% manifestaram a intenção de votar nulo ou em branco, e 8,5% ainda não decidiram em quem votar.

A rejeição estimulada dos eleitores contra ambos também está inicialmente no mesmo patamar. Hércules é rejeitado por 34,6%, enquanto Neucimar fica com 33,6%.
"As razões de voto do primeiro turno se esgotaram. O segundo turno ainda não começou. Os candidatos fizeram poucos movimentos com densidade para captar eleitores", avalia o cientista político e diretor do Instituto Futura, João Gualberto.

No cruzamento dos dados por classe social, os dois ficam empatados entre os eleitores da classe C. Neucimar leva vantagem sobre Hércules nas classes D/E, mas as posições se invertem nas classes A/B. Nos estratos religiosos, Neucimar (evangélico) tem três vezes mais eleitores que Hércules entre os evangélicos, mas o peemedebista (católico) derrota o adversário entre os católicos, espíritas e ateus. Na divisão por escolaridade, Neucimar vence nos segmentos com ensino fundamental e médio completo, e Hércules, entre os eleitores com ensino superior.

Quando a preferência por um dos candidatos foi apontada espontaneamente pelos eleitores, os índices ficaram próximos aos da votação que ambos obtiveram no último domingo (5). Neucimar ficou com 39,4% das menções – ele obteve 34,2% dos votos válidos no primeiro turno. Já Hércules, que teve 32,6% na votação em primeiro turno, aparece na pesquisa com 36,8%.

Eleitor de Vereza e Dyonizio segue lados distintos

A pesquisa do Instituto Futura também constatou que os eleitores que, no primeiro turno, votaram em Cláudio Vereza (PT), Dyonizio Ruy Junior (PDT), Vasco Alves (PRTB) e Luceni Novaes (PSOL) já migraram para as candidaturas de Hércules ou Neucimar. O primeiro tem atraído mais eleitores de Vereza, enquanto o segundo tem herdado mais eleitores de Dyonizio e Vasco.

40,9% dos eleitores de Cláudio Vereza – que, no primeiro turno, obteve 20,7% dos votos válidos – afirmaram que, no dia 26, pretendem votar em Hércules. Outros 29,1% disseram que pretendem votar em Neucimar.

Já 39,1% dos que votaram inicialmente em Dyonizio – detentor de 11,8% dos votos válidos – responderam que devem votar em Neucimar, enquanto 32,6% responderam que devem votar em Hércules.

Para o cientista político e diretor do Instituto Futura, João Gualberto Vasconcellos, o fator religioso pode ajudar a explicar o porquê dessa migração para pólos opostos. Cláudio Vereza é católico, assim como Hércules Silveira. Já Dyonizio Ruy Junior é evangélico, a exemplo de Neucimar Fraga.

Há, ainda, de acordo com a pesquisa, um curioso fenômeno de migração de eleitores entre os dois candidatos finalistas. Dos que votaram em Hércules, 88,7% estão fiéis, mas 8,5% dizem que agora votarão em Neucimar, 1,1% votará em branco ou nulo, e 1,7% ainda não se decidiu. Dos eleitores de Neucimar, 94,4% mantêm o voto, mas 4,5% agora vão votar em Hércules, e 1,1% não definiu o voto.

Futura realizou 601 entrevistas em Vila Velha

A pesquisa do Instituto Futura em Vila Velha foi realizada para a Rede Gazeta. Foram feitas 601 entrevistas no dia 9 de outubro (quinta-feira), face a face com o eleitor, respeitando os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais, de sexo, idade e região de moradia, tendo como unidade respondente o morador e eleitor da cidade. A pesquisa tem confiabilidade de 95% e margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Ela é de responsabilidade do economista José Luiz Orrico, do cientista político João Gualberto Vasconcellos e da estatística Fabíola Miranda von Rondow. Está registrada no Cartório Eleitoral da 32ª Zona de Vila Velha sob o nº 3.223/2008, datada do dia 07 de outubro de 2008.

Fonte: Jornal AGazeta

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 11/10/2008 às: 21:51
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.