Os candidatos a prefeito de Vila Velha não pouparam farpas durante o debate realizado pela Rádio CBN Vitória nesta quarta-feira. No primeiro bloco, Hércules da Silveira (PMDB) e Neucimar Fraga (PR) responderam a perguntas feitas entre eles. Hércules começou com ataques às promessas de Neucimar, que se manitveram durante todo o debate. A primeira discussão se deu a partir da proposta de tratamento do esgoto do município. "O candidato Neucimar diz que vai tratar 70% do esgoto da cidade. Todos nós sabemos que 70% é um percentual irreal e o povo tem que ficar atento para isso".
Hércules chegou a classificar as propostas do adversário como ´mirabolantes´. "Não podemos trabalhar com propostas mirabolantes e o povo tem que ficar atento a isso. Eu quero tratar 100% do esgoto da cidade, mas primeiro é preciso saber se isso é possível. Não podemos prometer o paraíso se não vamos dar o paraíso", disse doutor Hércules.
O candidato do PR respondeu que possui uma meta dentro do plano de governo que elaborou para o município. "Temos plano de governo e temos uma meta. Vila Velha tem que ter uma meta e vamos conversar com a Cesan, que é a responsável pelo tratamento de esgoto da cidade", respondeu Neucimar.
Em seguida, Hércules e Neucimar falaram sobre saúde. A construção de um hospital no município foi questionado pelo peemedebista diante da falta de recursos de Vila Velha. Neucimar respondeu: "a área para construção de um hospital eu nunca defini, quem tem dito que vai construir hospital em Vila Velha é o candidato Hércules. Também nunca falei que iria construir 10 pronto-atendimentos em Vila Velha. Disse sim que eu vou implantar 10 pronto-atendimentos 24 horas porque alguns já estão construídos e não funcionam como deveriam", disse Fraga.
Arrecadação
O candidato Hércules da Silveira voltou a questionar quais recursos Neucimar utilizaria para implantar as unidades. "Eu não quero ser prefeito para ficar reclamando que Vila Velha arrecada menos. Vila Velha tem porto invejável, áreas para armazéns alfandegários, para construção de parques industriais e arrecada menos que municípios que não tem nada disso. Nós vamos atrair investimentos para o município para gerar arrecadação", prometeu Neucimar.
Hércules da Silveira completou a fala do candidato do PR. "O povo que vai registrar uma empresa encontra dificuldade. Nós temos que ir atrás é da prefeitura que tem que correr atrás das empresas e não as empresas correrem atrás da prefeitura", disse Hércules. O peemedebista disse ainda que vai investir muito na área social. "Nossa obra é investir no social. Precisamos mesmo é investir no social e na educação. Precisamos dar atenção ao menino que nem nasceu ainda que está no ventre da mãe. Precisamos investir forte na família. A escola dá escolaridade, mas é preciso que a família dê educação para seus filhos".
Chocolate com Moqueca
Neucimar Fraga disse que vai investir na saúde e na educação, mas também quer investir muito no turismo da cidade. "Vamos criar a secretaria de turismo porque Vila Velha tem potencial turístico. Vamos criar para o ano que vem o Festival do Chocolate e o Fetsival da Moqueca".
Durante o momento em que os candidatos respondiam a perguntas feitas por jornalistas da Rede Gazeta, Hércules da Silveira provocou Neucimar Fraga. "Fico preocupado com as promessas que o meu concorrente está mostrando na televisão e eu fico preocupado com essa cidade virtual que meu concorrente mostra na tv. Temos que buscar parceiros para que possamos fazer a cidade que o povo realmente está querendo", disse doutor Hércules.
O candidato Neucimar Fraga teve o direito de resposta concedido pela coordenação do debate e reforçou que vai cumprir as promessas de campanha. O candidato do PR disse que já articula com a Câmara do município mudanças no projeto do orçamento para 2009. "Nós vamos conversar com os vereadores do município a possibilidade de alterar o orçamento que foi encaminhado pela prefeitura para ser votado. Vamos remanejar o que for possível".
No último bloco do debate os ânimos se acirraram. O apoio de Max Mauro e do atual prefeito de Vila Velha, Max Filho, também foi motivo de provocação entre os candidatos. "Todo mundo sabe que o senhor apóia os Max e eles têm projetos para atrapalhar o governador Paulo Hartung. Eles querem vir como candidatos a deputado em 2010 e o senhor não vai apoiar o candidato do governador Paulo Hartung. O senhor declarou a imprensa que os Max deveriam apoiá-lo porque o senhor não iria futucar nada na prefeitura. Por que o senhor disse isso?", questionou Neucimar.
´Futucar x Chula´
O candidato do PMDB respondeu que não tem o apoio de Max Mauro e Max Filho e criticou a expressão ´futucar´, usada por Fraga. "Que expressão xula essa de ´futucar´. Eu disse isso porque nós temos que governar sem olhar para trás, sem olhar pelo retrovisor. Temos que governar olhando sempre para frente".
Fonte: GazetaOnline