Mais de 2 mil pessoas vão trabalhar no segundo turno da eleição em Vila Velha. É o que prevê o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), responsável por fazer o planejamento para o pleito.
O maior contingente é de mesários: 1.428. Também estão envolvidos funcionários da Justiça Eleitoral e das juntas, além de técnicos em informática e prepostos.
Ao todo, 2.055 servidores vão trabalhar. O número não inclui o efetivo da Polícia Militar. A estimativa é de que 300 policiais façam a segurança. O tribunal organiza os últimos preparativos para o pleito. Ontem, setores do TRE estiveram em reunião para discutir ações.
Os candidatos a prefeito Neucimar Fraga (PR) e Hércules Silveira (PMDB), que se enfrentam agora no segundo turno, vão disputar o voto de 272.278 pessoas aptas a votar em Vila Velha, o que representa 11,16% do eleitorado do Espírito Santo.
No total, são 85 locais de votação, distribuídos em 357 seções eleitorais. Os escrutinadores também vão atuar, para eventual contagem manual. No caso de não ocorrer a votação manual, os escrutinadores auxiliam o trabalho das juntas eleitorais.
Regras
O horário de votação é o mesmo do primeiro turno: de 8 às 17 horas. Quem estiver fora de Vila Velha, tem que justificar o voto. É só se dirigir aos cartórios espalhados nos municípios para obtenção do formulário de requerimento de justificativa eleitoral.
A Justiça Eleitoral informa que, quem não votou no primeiro turno, pode votar normalmente no segundo turno. No próximo domingo, dia da eleição, está proibida a aglomeração de pessoas e veículos com material de propaganda, caracterizando a manifestação coletiva de preferência eleitoral. Não é permitido uso de auto-falantes e amplificadores. Desobedecer às normas consiste em crime eleitoral, com penalidade de detenção e multa.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 22/10/2008 às: 17:33