Crianças matriculadas em escolas de Vila Velha vão iniciar o ano letivo estudando em salas de aula improvisadas. A prefeitura vai construir dez salas modulares em três escolas dos bairros Terra Vermelha, Vale Encantado e Santa Rita, onde a procura por vagas cresceu muito este ano.
Segundo a coordenadora da Chamada Pública Escolar de Vila Velha, Penha Adami, as salas modulares são montadas com estrutura metálica e placas de madeira. Os ambientes são forrados e recebem piso de cimento.
"São salas que ficam prontas em 40 dias. Este é um recurso provisório. Fizemos essa opção, porque a demanda nas séries iniciais nesses bairros cresceu muito. Mas temos projetos e algumas escolas já estão em construção nesses bairros ", explica Penha.
Apesar da pressa, Penha garante que as ambientes modulares não perdem em qualidade para as convencionais. "Essas salas têm boa ventilação e, mesmo assim, recebem ventiladores de teto, como as demais. As carteiras também são as mesmas. Não há prejuízo para as crianças que estudam nesses locais", afirma.
Quatro das 10 salas modulares serão anexadas à escola Ilha da Jussara, em Terra Vermelha. As demais serão distribuídas em duas unidades, ainda não definidas, em Vale Encantado e Santa Rita. Penha disse que essas estruturas têm vida útil de cinco anos, mas não soube informar quanto custam aos cofres da prefeitura.
A coordenadora salientou que, após a Chamada Escolar, o número de instituições com módulos pode aumentar. "Só após esse período, saberemos exatamente quantas vagas ainda precisam ser criadas", explicou.
A Secretaria de Educação de Vila Velha já tem experiência com a estrutura. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Deolindo Perim, em Ulisses Guimarães, é toda de salas modulares, incluindo o refeitório e a biblioteca. Lá, estudam 600 alunos por turno.
Vitória terá mais vagas no integral
A partir do ano que vem, mais 1,7 mil crianças poderão estudar em tempo integral nas escolas de Vitória. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, hoje 6.310 meninos e meninas já são beneficiados com a permanência na escola das 7 às 17h30.
A secretária de Educação, Marlene Cararo, disse que serão criadas mais 1,3 vagas de tempo integral para crianças, com idade entre quatro e seis anos. Outras 400 de tempo integral serão abertas no ensino fundamental.
"Temos cerca de 17 mil crianças incluídas no Bolsa Família. Nossa intenção é oferecer a educação em tempo integral a elas, pois já são carentes. Ainda fazemos outra seleção para priorizar as que estão em risco ainda maior ", salienta.
Marlene destaca que, em 2009, começa a construção de dois Centros de Educação Unificada (CEUs), onde haverá anfiteatro, piscina, campo de futebol, pista de skate, entre outros atrativos. Os CEUs serão construídos em Inhanguetá e em Consolação.
Falta estrutura e sobra reclamação
As salas modulares, em Vila Velha, foram uma medida encontrada pela prefeitura para atender à demanda do município. Mas quem estuda nessas salas reclama da estrutura.
A professora Cláudia Barreto dá aulas na escola de ensino fundamental Deolindo Perim, em Ulysses Guimarães, há quatro anos nas salas modulares. Para ela, o local satisfaz como provisório. "Quando construíram os módulos, a prefeitura garantiu que seria por pouco tempo até construírem uma escola nova. Precisamos de uma estrutura completa".
O alunos, em coro, pontuam as dificuldades. Para eles os módulos são mais quentes e têm paredes muito finas. Segundo as crianças, dá para ouvir tudo o que se fala na sala ao lado.
Para a coordenadora da Chamada Pública Escolar de Vila Velha, Penha Adami, "esse é um recurso provisório. Fizemos porque a demanda cresceu. Mas temos projetos e algumas escolas já estão em construção nesses bairros", explica Penha. Porém, ela não informou quando os módulos provisórios serão trocados por prédios permanentes.
Estrutura
As novas vagas para 2009
Vila Velha: Serão abertas 5,8 mil vagas, sendo que 1.050 são novas, com a inauguração de três escolas nos bairros Jaburuna, Ilha dos Aires e Guaranhuns. Com a implementação de 10 salas modulares em escolas já existentes haverá outras 350 vagas
Vitória: A prefeitura só irá divulgar as vagas após o período de rematrículas, mas 180 serão criadas, já no início do ano, com a inauguração das escolas Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, e Moacir Avidos, na Ilha do Príncipe. 21 estão em construção e oito ficam prontas ainda em 2009
Cariacica: Serão abertas 5.800 vagas com a reforma e construção de oito escolas e creches em 2009. Serão beneficiados os bairros Nova Rosa da Penha 2, Itanguá, Itaquari, Santana, Jardim Campo Grande e Bela Aurora
Serra: A inauguração de três escolas no final deste ano vai criar 2.760 vagas.
Viana: Serão abertas 764 vagas em creches de Viana em 2009, para crianças de nove meses a cinco anos. A maior oferta será para turmas do Jardim I, com 250 vagas
Governo: 13 escolas serão reformadas ou construídas no ano que vem em todo Estado. Porém não informou quantas vagas serão abertas.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 23/10/2008 às: 18:50
|