Após o fim da campanha nas ruas (ontem) e a exibição das últimas propagandas eleitorais no rádio e na televisão (hoje), o deputado federal Neucimar Fraga (PR) e o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) terão a última oportunidade - e a oportunidade única - de divulgar as propostas, de maneira direta, para o maior número possível de eleitores vilavelhenses. A TV Gazeta transmite hoje, às 22h15, logo após a novela "A Favorita", o debate decisivo na disputa sucessória em Vila Velha.
Apesar das divergências já explicitadas ao longo da campanha, os dois concordam em um ponto: a dois dias do pleito ? e tendo em conta o equilíbrio que as pesquisas têm indicado ?, o desempenho de ambos no derradeiro "palanque eletrônico" pode determinar a sua vitória no domingo. Ou a sua derrota.
"Não tenho dúvidas de que esse debate, somado aos outros que tivemos na semana, é o que vai decidir esta eleição. Até porque ela está aberta, com empate técnico entre os candidatos", avalia Hércules.
Assim também entende Neucimar: "Vai ser um grande debate e uma grande oportunidade para mim, para o outro candidato e para os eleitores."
A preparação de Hércules para o duelo na TV Gazeta dá a exata dimensão do peso que se atribui a ele: ontem, o candidato cancelou a caminhada que faria em Itapoã e passou toda a tarde trancado a sete chaves com assessores, analisando a própria performance a partir de vídeos do debate de outra emissora, encerrado pouco tempo antes.
Para não "entregar o ouro", o peemedebista preferiu não detalhar as estratégias. Deixou escapar, porém, que quer levar para o estúdio o "elemento surpresa". "Eu me preparei com meu plano de governo, feito com propostas e compromissos reais, e não com promessas e miragens. Tem uma Vila Velha real que queremos dar ao povo, com muita responsabilidade, no lugar de propostas mirabolantes", disse, num tom crítico que deve se repetir no debate.
Alheio às críticas, Neucimar exibiu confiança: "Temos convicção de que estamos preparados para o debate e vamos para ele com a mesma linha propositiva, como fizemos em cada debate, onde quer que fosse. Vamos consolidar nossa candidatura, principalmente com as pessoas que não têm tido a oportunidade de nos acompanhar."
Para o jornalista André Junqueira, que hoje assume a função de mediador, o confronto final tem um ar de decisão de campeonato. "Ao vivo e sem a interferência dos assessores, os candidatos precisam ser espontâneos. É a última e melhor oportunidade para os eleitores analisarem os candidatos", opinou o jornalista. Ele lembrou que, a dois dias do primeiro turno, o debate da TV Gazeta em Cachoeiro foi crucial para a vitória de Carlos Casteglione (PT), em uma disputa apertada como a de Vila Velha é agora.
O debate será dividido em três blocos, sendo os dois primeiros de perguntas e respostas, com réplicas e tréplicas, e o terceiro reservado para as considerações finais. No primeiro bloco, cada um fará duas perguntas acerca de temas sorteados. No segundo, mais duas questões para cada um, mas os temas serão livres. Os candidatos poderão reclamar direito de resposta, concedido em caso de citação nominal e ofensiva.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 24/10/2008 às: 05:21