VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Dez gargalos de fechar o trânsito em Vila Velha
 


Vila Velha cresceu. Com ela veio o caos no trânsito, em uma cidade de poucas ruas planejadas e sem espaço suficiente para tráfego e estacionamento de veículos. Em meio a esse congestionamento generalizado, pelo menos dez pontos já foram avaliados pela prefeitura como locais de estrangulamento (presente ou futuro). Falta agora esperar por soluções.

Entre os gargalos, destaque para a Terceira Ponte e as ruas adjacentes a ela. Seja acessando-a pela Avenida Hugo Musso ou pela Rua Antônio Ataíde, atravessar a via de maior movimento do Estado – hoje com mais de 60 mil veículos circulando por dia – está cada vez mais complicado. Principalmente quando ocorre algum acidente ou um carro quebra.

Na Avenida Carioca, bem em frente ao Shopping Praia da Costa, outro problema surge em horário comercial. Sem sinalização decente, há risco para motoristas e pedestres, que, na falta de fiscalização, apelam para o bom senso para conseguir fluidez no trânsito.

Saindo da orla, os problemas se multiplicam: Centro, Glória, Lindenberg... Na primeira região, assim como na segunda, o sistema binário conseguiu resolver um pouco a situação, mas somente nas vias transversais, de menor movimento. Nas vias principais desses dois bairros fica até difícil determinar os horários de pico.

Às 15h30 da última sexta-feira, por exemplo, a Avenida Carlos Lindenberg estava engarrafada na altura do bairro da Glória até o cruzamento com a Rua Santa Terezinha.

Para piorar, obras nas duas principais vias do Centro: avenidas Jerônimo Monteiro e Champagnat. O objetivo é deixar a via urbanizada, com fiação subterrânea, ciclovia e calçada cidadã. Só que as obras pioram o engarrafamento que não tem hora para começar nem para terminar. Além disso, o número de vagas de estacionamento nessas vias também foi reduzido por conta das obras.

Mas a prefeitura sabe disso. Reconhece que há pontos críticos na cidade e garante que para a maioria deles ainda há solução. “Para todos esses pontos temos propostas. Mas não podemos sair produzindo obra em qualquer lugar. Temos que priorizar determinados pontos e ir aos poucos”, afirma o secretário de Serviços Urbanos da Cidade, Romário de Castro.

“Estamos no momento certo para corrigir esses pontos, antes que eles não tenham volta e extrapolem de vez. Se não fizermos nada, corremos o risco de Vila Velha virar a nova Vitória, em relação ao trânsito”, conclui Castro.

Fiscalize

Central de Trânsito da Prefeitura de Vila Velha

Tel: 3185-5721

Funcionamento: das 7 às 20 horas

“Ir para a Glória sempre é um sufoco”

Morador de Vila Velha, Tiago Catão da Silva, 25 anos, reclama que a cada ano o trânsito piora. “Para quem trabalha em Vitória, a situação ainda é pior. Pega o trânsito nas duas cidades”. Para ele, entre os piores gargalos são a 3ª Ponte e a região da Glória. “Quando volto do trabalho é difícil chegar na Champagnat. E ir para a Glória sempre é um sufoco”.

Apenas 30 agentes para toda a cidade

O segundo município em número de carros licenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Espírito Santo tem apenas 30 agentes para fiscalizar toda a cidade. Os moradores de Vila Velha, além de presenciar o crescimento constante do município e, também, dos gargalos do trânsito, esperam agora pela chance de uma melhor orientação no tráfego.

“Não temos efetivo que dê conta de todo o trânsito da cidade. Aguardamos pela contratação de mais 30 agentes, aprovados em concurso público já realizado, e ainda estamos pensando se vamos ou não lançar um novo processo, para a contratação de mais profissionais”, conta o secretário municipal de Serviços Urbanos Romário de Castro.

Até lá, segundo ele, a melhora no trânsito de Vila Velha vai depender da boa vontade de alguns motoristas e da paciência da maioria deles. “O maior problema que enfrentamos na cidade, hoje, é o “jeitinho” brasileiro. As pessoas param onde não devem avançam sinal, sempre pensando apenas nelas. Com isso, as infrações se multiplicam e o congestionamento também. O certo é denunciar para gente”, alerta o secretário

Haja paciência...

Circular pelas ruas da cidade requer que o motorista seja tranqüilo diante dos abusos que se repetem dia após dia

Infração. Na Hugo Musso, de segunda a sexta-feira, é restrito estacionar, das 8 às 20 horas, do lado direito da via. Mas a proibição não é respeitada

O dia inteiro. Na região da Glória, não há horário para engarrafar. A situação só melhora depois do cruzamento da Rua Santa Terezinha e Salgado Filho

Proibido. Em frente ao Shopping Praia da Costa, há pouca sinalização. Pedestres cruzam fora da faixa. Carros e motos estacionam onde é proibido

Fonte: Jornal AGazeta

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 06/06/2008 às: 13:35
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.