VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Neucimar diz que população deve exigir correção na orla
 


O prefeito eleito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), conclamou ontem a população a cobrar da atual administração municipal as adequações e correções necessárias na obra de urbanização das orlas de Itaparica e Itapoã, com inauguração prevista para o dia 23 de dezembro, mas alvo de muitas reclamações de moradores.

Ele disse que o Ministério Público pode ser acionado pela população para, se necessário, fazer com que as obras sejam temporariamente suspensas, viabilizando assim a discussão e correção do projeto antes da inauguração. Também sugeriu que moradores busquem a Câmara de Vereadores.

Um dia após ter sido eleito com 108.476 votos, impondo derrota ao médico e deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), Neucimar Fraga disse que, em relação à orla, durante a campanha, ouviu de "inúmeros" moradores pedido para que refaça a obra executada pela atual administração. Um dos motivos de insatisfação é o estreitamento da pista de veículos. Há queixas também sobre a qualidade do serviço no calçadão.

Valor
"Não acho correto corrigir depois da inauguração. Uma obra de R$ 10 milhões não pode ser entregue com inadequações, má-executada", diz Neucimar Fraga, que mora com a família na orla de Itaparica e tem opinião própria sobre os trabalhos executados pela Construtora União, vencedora da licitação.

"Parece que o projeto não foi bem feito, que estão fazendo adaptações no olhômetro. Na via, quebram meio-fio e refazem, usando até material quebrado. Tem eleitor sugerindo que eu desmanche e refaça, mais isso é inaceitável. As correções têm que ser feitas antes da obra ser entregue", disse o futuro prefeito.

Neucimar Fraga disse que, ao longo da campanha, viu as várias faces de Vila Velha. A maioria dos bairros, lembrou, "está esquecida, desprovida de investimentos públicos".

Ele disse que quer trabalhar para garantir à população dos bairros mais pobres, que ainda convive com falta de saneamento e ruas pavimentadas, a mesma qualidade de serviço oferecida às áreas mais nobres, reduzindo desigualdades.

Mas o próprio Neucimar Fraga admite que, em Vila Velha, "mesmo as áreas ricas não são uma Brastemp". Ele lembrou que Itapoã, por exemplo, convive com o Canal da Costa, um enorme valão que recebe esgoto correndo a céu aberto.

Bairros mais nobres como a Praia da Costa e Itapoã não deram vitória a Neucimar Fraga nas urnas, ao contrário do que aconteceu na periferia.

Embargo rejeitado por líder de bairro
Líderes comunitários de Itapoã e Itaparica, em Vila Velha, Silvio da Silva e Ilário de Souza Pinto, respectivamente, são contrários ao embargo da obra na orla do município, mas concordam que ajustes devem ser feitos para se garantir a entrega da urbanização sem maiores problemas. Silvio da Silva lembra que a obra já sofreu um embargo inicial, porque o calçadão estava sendo construído, num determinado trecho, sobre a vegetação de restinga. Ele admite que o estreitamento da pista pode causar problemas no trânsito, durante o verão, quando o fluxo de veículos aumenta, mas diz que cabe aos moradores cobrar da prefeitura as alterações necessárias. Como Silva, Ilário Pinto diz que o argumento da prefeitura é de que a pista mais estreita reduzirá a velocidades dos carros.

Hércules muda o discurso e diz que quer ajudar
Um dia após dizer que iria cobrar as promessas de campanha feitas por Neucimar Fraga, o deputado Hércules Silveira (PMDB), afirmou ontem que vai procurar o prefeito eleito e se colocar à disposição para ajudar Vila Velha. "Não vou fazer oposição ao município. Vou entrar em contato com ele (Neucimar) e me oferecer para ajudar a cidade", salientou o deputado. Ele relatou que foi convidado ontem pelo governador Paulo Hartung para uma reunião na residência oficial da Praia da Costa. "O governador me parabenizou pela votação expressiva. Ele disse que meu patrimônio político e do meu partido, o PMDB, cresceram no município", destacou Hércules, que terminou o segundo turno com 98.418 votos.

Eleito renova compromissos
O prefeito eleito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), reiterou ontem alguns compromissos de campanha, em entrevistas para a Rádio CBN e para A GAZETA: concluir todas as obras iniciadas pela atual gestão, tratar 70% da rede de esgoto do município (hoje são 16%), criar a Guarda Municipal Armada, construir o Hospital Geral - com recursos do Estado ? e implantar dez prontos-atendimentos 24 horas até o fim do mandato ? pelo menos dois no primeiro semestre de 2009, sendo um na Grande Terra Vermelha.

Ouça entrevista:
Prefeito eleito de Vila Velha, Neucimar Fraga (Parte 01)
Prefeito eleito de Vila Velha, Neucimar Fraga (Parte 02)

O deputado deve ligar hoje para o prefeito Max Filho (PDT) para discutir a transição. A equipe responsável por ela deve ser anunciada até sexta-feira. Apesar do início tempestuoso, com as críticas que fez sobre as obras de Itapõa e Itaparica, ele declarou que espera "calmaria" e transparência na relação com Max. A princípio, Neucimar não pensa em "enxugar" a aplicação do plano de governo ? considerado irrealizável por alguns ?, dada a cautela recomendada pelo governador e a tendência já anunciada por alguns prefeitos eleitos de reduzir os investimentos no começo do mandato. "Nossas propostas são para quatro anos. Até lá, vamos saber se a crise aumentou. Vamos definir nossas primeiras metas até o fim do ano." Quanto ao fim do ano parlamentar, ele pretende conciliar as duas funções até ser empossado. "Agora tenho dupla cidadania política", brincou.

Dia seguinte à vitória sem descanso
Vitor Vogas

No Dia dos Servidores Públicos, o futuro servidor da Prefeitura de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), não teve um minuto de descanso após a vitória eleitoral do último domingo. Ele passou a manhã inteira dando entrevistas para emissoras de TV e rádio ? inclusive para a Rádio CBN. Antes, Neucimar encontrou o governador Paulo Hartung (PMDB), os prefeito João Coser (PT) e Audifax Barcelos (PDT) e outras autoridades, em evento realizado na Capital. O governador cumprimentou e parabenizou o prefeito eleito, mas evitou, durante todo o dia, dar declarações sobre a eleição de Vila Velha.

À tarde, Neucimar cruzou as ruas da cidade ? principalmente da periferia ? na "caravana da vitória". Acompanhado do senador Magno Malta (PR) e dos deputados estaduais Rafael Favatto (PTB) e Reginaldo Almeida (PSC), treinou o equilíbrio que espera ter como prefeito no alto de um veloz trio elétrico. A carreata saiu às 15h50 de Itaparica e, por cerca de duas horas, passou por bairros como Santa Mônica, Santa Inês, Ataíde, Aribiri, Capuaba, Vila Batista, Ilha das Flores, Paul, Argolas, São Torquato, Alvorada, Alecrim, Santa Rita e Zumbi dos Palmares.

A cada bairro, o prefeito eleito cumprimentava e agradecia os moradores pelos cerca de 108 mil votos obtidos, citando pelo nome alguns líderes comunitários, pastores, pequenos comerciantes e vereadores que o apoiaram naquela região. Em alguns locais, renovava o compromisso de implantar o pronto-atendimento 24 horas a partir do primeiro semestre de 2009. Em Zumbi dos Palmares, disse que vai acabar com a poeira e a lama do bairro.

Em Alecrim, Magno Malta fez, de improviso, um discurso com forte apelo popular. Num tom evitado por Neucimar ? que a todo instante afirma que será o "prefeito de todos" ?, Magno enfatizou que os moradores mais pobres terão prioridade na próxima administração. "Vocês elegeram um candidato que tem raízes e conhece a pobreza. Ele vai governar para os pobres. Vai cuidar primeiro de Alecrim, e depois da burguesia da Praia da Costa. O pobre tem o coração aberto e sabe dividir o pão."

O cenário da carreata também trazia parte dos problemas que Neucimar terá de enfrentar: ruas esburacadas, obras ainda inacabadas e moradias precárias. A receptividade das pessoas nas calçadas e janelas era positiva, salvo por algumas exceções ? como uma senhora que fez gestos de roubo e de dinheiro ante a passagem do trio.

À noite, Neucimar deu entrevistas para outras emissoras e depois participou da formatura de uma cunhada.

Max Filho realiza audiência pública
Mesmo garantindo que o projeto de urbanização "foi exaustivamente discutido, antes do início da obra", o prefeito de Vila Velha, Max Mauro Filho, disse que, há uma semana, por solicitação de moradores, realizou uma audiência com comunidades próximas da orla para avaliação dos trabalhos. "Quem foi saiu satisfeito com o que ouviu", garante o prefeito.

Ele lembrou que o projeto foi vencedor de um concurso realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil - seccional Espírito Santo -, e que já havia sido submetido a uma adequação devido a um embargo do Instituto estadual de Meio Ambiente (Iema).

Max Filho prometeu entregar o calçadão, a ciclovia, o paisagismo e as obras viárias à população no dia 23 de dezembro. Os novos quiosques ficarão para a próxima administração, porque o projeto ainda não foi aprovado pelo Patrimônio da União. Serão mantidos os 57 atualmente existentes. "O povo terá o melhor calçadão da orla capixaba", garantiu o prefeito.

Grande parte das obras de macrodrenagem e a urbanização do Centro de Vila Velha, com recapeamento asfáltico e novas calçadas, Max Filho também promete entregar em dezembro, mas a instalação do cabeamento subterrâneo dependerá da Escelsa, que precisará energizar a linha. "Deixarei recursos em caixa para o que não puder ser entregue", garantiu.

Suplente faz carreata para anunciar mandato
Em cima de um trio elétrico, o Capitão Assumção (PSB) percorreu ontem todos os bairros de Ecoporanga, no Noroeste do Estado, para dizer à população que assumirá em janeiro o mandato de deputado federal, no lugar de Neucimar Fraga (PR), eleito prefeito de Vila Velha. Em seu discurso, Capitão Assumção, que há 25 anos é policial militar, disse que sua bandeira principal na Câmara dos Deputados, em Brasília, será a segurança pública. Morador de Ecoporanga há alguns anos, onde atualmente está lotado, e lugar onde teve mais votos, na campanha de 2006, ele também garantiu que vai atuar em defesa dos interesses da Região Noroeste. A carreata durou cerca de duas horas. Na semana que vem, o suplente de Neucimar deve viajar para Brasília para conhecer o funcionamento do parlamento.

Fonte: GazetaOnline

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 28/10/2008 às: 06:29
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.