O verão se aproxima e as obras na orla de Itaparica e Itapoã, em Vila Velha, continuam. O ritmo dos trabalhos é intenso com a presença de operários e máquinas. O prazo para a finalização é o dia 23 de dezembro. No projeto está prevista a entrega do calçadão, ciclovia, jardins, canteiro central, dentre outras intervenções. As obras receberam o aval da Justiça, apesar dos Ministérios Públicos Federal e Estadual terem solicitado a paralisação do projeto.
Mas os transtornos inerentes às intervenções continuam a gerar dúvidas e reclamações por parte da população e de turistas. O português Tomé Diniz, que mora no Canadá, resolveu passar as férias em Vila Velha, mas não gostou do que viu. "Diminuíram a rua. Para você vir à praia não tem estacionamento mais. Esta praia está toda arruinada".
O secretário de Meio Ambiente e Saneamento do município, Luiz Otávio Machado, diz que esse problema também será resolvido até o dia 23 de dezembro. Mais de 800 vagas de estacionamento devem ser criadas nas proximidades da orla. "Nós contemplamos sim as vagas de estacionamento. É porque as pessoas estão acostumadas a estacionar de qualquer maneira e a gente precisa de uma disciplina. Tem que respeitar os locais de estacionamento e a velocidade da via", disse.
A dona-de-casa Thereza Oliveira, que mora há 15 anos em Coqueiral de Itaparica, e diz esperar todo esse tempo por melhorias na orla diz que espera que o prazo de finalização das obras seja mesmo cumprido. "Eu não sou a favor e nem contra a obra. Eu quero é ver ela pronta", afirma.
Quiosques
Um dos principais pontos de discussão continuam a ser os quiosques instalados nas praias. Há dúvidas e questões a serem tratadas sobre a demolição dos já existentes e a construção de novas estruturas. O projeto inicial previa 84 quiosques, agora são apenas 32.
Secretários de Meio Ambiente e de Obras observando a reurbanização da orlaEntre determinações que cabem à prefeitura, à Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU) e à Secretaria do Patrimônio da União sobre os estabelecimentos, o juiz substituto da 5ª Vara Federal Cível, Daniel de Carvalho Guimarães, determinou um prazo de 60 dias para que a GRPU fiscalize a regularidade dos quiosques já instalados na orla. A União deve começar a derrubar as estruturas a partir do dia 24 de dezembro.
A prefeitura ainda terá que concluir e entregar prontas ligações de esgoto e de encanamento para instalação de banheiros e chuveiros nas proximidades dos quiosques, mesmo que eles ainda não tenham sido erguidos para evitar que a obra tenha que ser quebrada para fazer o serviço.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 29/10/2008 às: 17:22