prefeito eleito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), pretende unir os deputados estaduais eleitos por Vila Velha para convencê-los a usar a prerrogativa de apresentar emendas individuais e de bancada para contemplar projetos de interresse do município no Orçamento do Estado para 2009. A peça orçamentária do Governo está na fase de discussão e ainda não foi votada pelos parlamentares.
A proposta de uma força-tarefa em prol de Vila Velha foi apresentada por Neucimar ao Governador Paulo Hartung e deputados estaduais na manhã desta segunda-feira no Palácio Anchieta. As obras já previstas para o município com o apoio do Governo do Estado e os déficits na área de saúde, de infra-estrutura e de tratamento de esgoto estão na prioridade do prefeito eleito.
"Temos orçamento do governo que vai ser votado pela Assembléia Legislativa, em que alguns deputados poderão fazer as emendas individuais ou, em entendimento com o governo, apresentar algumas emendas coletivas para a cidade de Vila Velha", destacou Neucimar.
Dos dez deputados presentes, dois foram concorrentes de Neucimar nas eleições municipais: Hércules Silveira (PMDB) e Cláudio Vereza (PT). O líder do governo na Assembléia, Élcio Álvares (DEM), disse que o momento é de construir um governo em prol do município e ressaltou a participação de Dr. Hércules no encontro.
"O Neucimar já conversou conosco e colocou o seu propósito de fazer um governo de construção em favor de Vila Velha. Estamos aqui reunidos com todos os deputados do município para dar demonstração de que a bancada tem consciência de que é hora de todos trabalharmos em favor da cidade.
´Não sou adesista´
Por sua vez, Hércules Silveira ressaltou que foi ao avento apenas pelo município e que não quer envolvimento nenhum com o governo de Neucimar, apesar de declarar que não fará oposição no início do mandato. "Não sou adesista. Não quero nada na prefeitura, nem botar um gari eu quero. Quero que a administração dê certo pois o povo de Vila Velha gostaria que eu fizesse isso. A eleição é uma página virada. O momento é de unir Vila Velha e integrá-la à região metropolitana e ao Estado. Nesse momento eu não farei nenhuma oposição ao prefeito eleito", disse Silveira.
Participaram do encontro os deputados estaduais que moram em Vila Velha Rafael Favatto (PTB), Janete de Sá (PMN), Cláudio Vereza (PT), Hércules Silveira (PMDB), Euclério Sampaio (PDT), Élcio Álvares (DEM), Reginaldo Almeida (PSC) e Robson Vaillant (DEM). Além desses, os deputados Theodorico Ferraço (DEM) e Vandinho Leite (PR) participaram da reunião a convite de Neucimar Fraga.
Coser também se reúne com Hartung
O encontro entre os deputados, o prefeito eleito de Vila Velha e o governador atrasou cerca de 20 minutos para começar pois Hartung recebeu, antes da reunião, o prefeito reeleito de Vitória João Coser para conversar sobre a atual conjuntura do Estado em meio a crise e a posição da capital capixaba nesse cenário.
Coser disse que, mesmo com a crise, nenhum investimento vai ser afetado no ano seguinte em Vitória. "Não tem corte de investimentos por conta da crise. O que tem é um esforço para reduzir o custeio da máquina administrativa em atividades que não impactam na geração de emprego. A minha prioridade no governo municipal vai ser naqueles investimentos que geram emprego, exatamente para nós contrapormos a crise".
Sobre a possível candidatura ao Governo do Estado nas eleições de 2010, Coser desconversou e disse que esse assunto não foi pauta durante reunião com Hartung. "Não tenho condições de conversar isso com o governador agora, até porque ele tem um mandato a cumprir e tem muita gente na fila. Tenho que ficar tranqüilo cuidando de Vitória", esquivou-se.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 04/11/2008 às: 07:52