VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Camillo é o favorito na Câmara de Vila Velha
 


Os vereadores da Câmara Municipal de Vila Velha são unânimes em avaliar que o atual presidente, José Camillo (PSDB), é o favorito para exercer mais um mandato à frente da Casa. A análise, porém, é inevitavelmente seguida de uma ressalva: para que, no dia 1º de janeiro, Camillo possa ser empossado para mais um biênio como presidente da Câmara, é preciso saber se, nesse dia, ele vai poder ser empossado para mais um quadriênio como vereador.

E, diante da possibilidade de isso não ocorrer – se o recurso de Camillo contra a cassação de seu registro for rejeitado pelo TSE –, alguns vereadores reeleitos são cotados para preencher o vácuo deixado pelo presidente. Entre estes, destaque para Jonimar Oliveira (PDT) e, em menor grau, Ivan Carlini (PR).

A análise é de que, se Camillo não puder assumir o mandato, ele mesmo teria o poder de indicar o sucessor. O prefeito eleito, Neucimar Fraga (PR), também deve ter grande influência na escolha, pois conseguiu eleger a maior bancada (nove) e, no segundo turno, foi apoiado por 14 vereadores eleitos. "Já fui procurado por vários candidatos. Havendo a ausência de Camillo, Jonimar e Ivan Carlini têm chances, com Reginaldo Loureiro correndo por fora. Vai depender de quem tiver a simpatia maior do prefeito eleito", confirmou um vereador.

A despeito de quem sejam os escolhidos para a presidência e os demais cargos da Mesa Diretora, fato é que a escolha será feita dentro desse grupo de vereadores que têm se reunido para, desde já, garantir a coalizão governista na Câmara. Abraçado por Neucimar – que teve no PSDB o maior aliado da coligação –, Camillo conta com apoio irrestrito do bloco e, em reunião na última quinta-feira, seu nome foi lançado para a presidência.

Apontado como favorito se for preciso substituir Camillo, o próprio Jonimar diz torcer para que o colega possa seguir na presidência, até porque, nas duas vezes em que presidiu a Câmara, contou com o apoio do colega.

Mas, se por algum "acidente" – como um vereador definiu –, o presidente não puder assumir o mandato, Jonimar (PDT) poderia ser o candidato alternativo, inclusive com o respaldo de Neucimar, mesmo sendo (ou exatamente por ser) do PDT. Ivan Carlini também pleiteia a vaga, mas teria menos chances, por uma questão de perfil. "Alguns trabalham com esta hipótese: como vamos votar em Camillo, se ele ainda tem pendências na Justiça?", disse um vereador.

O mais cotado
"Não discuto a hipótese de não ser vereador. Se houver alguma novidade, vai ser surpresa para mim, e vou recorrer"
José Camillo (PSDB), presidente da Câmara de Vila Velha

A alternativa
"Sabemos o papel que Camillo cumpriu. Ele vai ser o melhor para a Câmara, e estou certo de que vai conseguir"
Jonimar Oliveira (PDT), vereador de Vila Velha

Entenda por que Camillo ainda pode deixar de assumir o mandato
Registro. O vereador José Camillo teve o registro da candidatura rejeitado pelo Tribunal Regional Eleitoral, por irregularidades em contas prestadas ao Tribunal de Contas da União (TCU). O advogado do vereador, Hélio Maldonado, interpôs recurso no Tribunal Superior Eleitoral.

Liminar. No dia 3 de outubro (a dois dias do pleito), o vereador obteve decisão liminar a seu favor no TSE, proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski. Com isso, pôde concorrer normalmente e ter seus votos contabilizados, até o TSE julgar o recurso contra a cassação do registro. Ele obteve 4.392 votos.

Julgamento. O recurso será analisado pelo ministro Joaquim Barbosa. Se a liminar não for confirmada, os votos de Camillo serão considerados nulos e ele perderá o mandato. Nesse caso, quem assume é Robson Batista (PSDC), primeiro suplente da coligação.

Jorge Anders. Dito co-responsável no mesmo processo do TCU pelo qual o registro de Camillo foi negado, o ex-prefeito e candidato a vereador Jorge Anders (PSL) teve seu recurso indeferido pelo ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, em decisão monocrática. Mas a defesa de Camillo entende que, embora semelhantes no fundo, os processos têm conseqüências jurídicas diferentes.

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 19/11/2008 às: 07:35
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.