Uma lei polêmica está dividindo opiniões na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Quem fez cirurgia de redução do estômago agora paga metade do valor das refeições nos restaurantes da cidade.
Uma posta de peixe, um pouco de arroz e basta. “Como bem menos do que antigamente”, diz o estudante Felipe Zanella.
Há dois anos, Felipe pesava o dobro do que pesa hoje, mas ele fez a redução de estômago e emagreceu 70 quilos.
“Cliente que fez cirurgia bariátrica tem desconto de 50% em churrascaria a rodízio e restaurantes à la carte”, mas a lei ainda gera muitas dúvidas.
A lei não vale para self-service e muito menos para quem vende salgadinho na rua, mas, por lá, o assunto é o tempero da polêmica.
"Eu acho justo, você come menos você tem que pagar menos”, diz a comerciante Nilza Alves.
“Eu acho errado porque tem pessoas que não fizeram redução do estômago e comem pouco também, então tem que ser pra todo mundo”, afirma Vanessa Zaneti.
Para ter direito ao desconto, o cliente precisa mostrar um laudo médico, comprovando que fez a cirurgia. O restaurante que não cumprir a lei pode ser multado em R$ 1.880.
A multa não é a maior preocupação dos donos de restaurante. O que eles temem mesmo é que a moda pegue. “Quando a gente vê leis deste tipo serem aprovadas, a gente chega a conclusão de que qualquer coisa pode acontecer”, destaca Wilson Calil, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
“Se a pessoa que fez a cirurgia não vai consumir igual ao outro que não fez, não é justo que ela pague igualzinho ao outro, se ela não consumiu aquilo”, diz o vereador Jonimar Santos Oliveira.
Fonte: G1
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 23/11/2008 às: 21:22