Nesta quarta-feira (26), às 9 horas, o caminhão Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, um projeto de divulgação científica do Museu da Vida/COC/Fiocruz, vai estacionar no pátio da Complexo e Unidade Municipal de Ensino Fundametal (Umef) de Tempo Integral Vila Olímpica, em Soteco. Até sábado (29), estudantes de escolas públicas e particulares do município, além de moradores, vão ver de perto como a ciência está presente no cotidiano de todos.
Diariamente, das 8 às 17 horas e sábado, até o meio-dia, o caminhão funcionará como auditório para palestras e exibição de vídeos. Ao seu redor, diversos módulos interativos vão permitir a observação de conceitos de química, física e biologia. No dia 26, quarta-feira, o prefeito Max Filho participa da solenidade de abertura das atividades do caminhão.
O veículo, que transporta módulos projetados para ensinar temas científicos de maneira divertida e interativa, apresenta como novidade nesta viagem o Gyrotec. O experimento, construído pela Nasa para treinar astronautas, simula a ausência de gravidade e é composto por três anéis que giram livremente em todas as direções, com todos os graus de liberdade.
Mais atrações
Além disso, o Ciência Móvel leva à cidade a exposição Nas Pegadas de Darwin, que traz informações sobre a vida do naturalista britânico, sua viagem no Beagle e sua passagem pelas Ilhas Galápagos. Em 2008, são festejados os 150 anos da teoria da seleção natural, proposta por Darwin e Wallace em 1858. Em 2009, serão comemorados os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de seu famoso livro A Origem das Espécies.
Segundo Mirta Quinteiro Bertolani, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação (Semece), a cada hora, o Ciência Móvel terá condições de atender uma média de 250 estudantes. Desde outubro de 2006 que a unidade vem percorrendo o país, tendo atendido milhares de estudantes, principalmente em municípios que não dispõem de centros de ciência e tecnologia.
O objetivo do Ciência Móvel é promover a interiorização, nos estados da região sudeste, dos conhecimentos das ciências da vida, biomédicas e informações em saúde produzidas pela Fiocruz, a partir das experiências em divulgação científica que vêm sendo desenvolvidas pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de janeiro (Cecierj). A proposta visa a incluir novos públicos, especialmente os das periferias dos grandes centros e de municípios do interior, que normalmente não têm acesso aos equipamentos culturais e científicos dos grandes centros urbanos, como os museus de ciências.
Conheça os módulos interativos
Espelhos Sonoros
Experimento que simula um “telefone sem fio”, permitindo demonstrar os princípios da antena parabólica. Um participante se posiciona em frente a um espelho e sussurra no local marcado para que a mensagem seja ouvida por outro participante, posicionado em frente a outro espelho, em local distante
Tubos Sonoros
Tubos de metal com vários comprimentos reproduzem a escala musical e permitem demonstrar alguns princípios da formação da onda sonora
Mini-usina Hidrelétrica
Réplica que permite demonstrar como a energia elétrica é produzida
Porquinho Holográfico
Espelho parabólico que projeta a imagem holográfica de um porquinho. Permite a demonstração de conceitos ópticos
Pilha Humana
Bicicleta acoplada a um dínamo que permite demonstrar a transformação da energia cinética (do pedalar) em energia luminosa (lâmpadas que se acendem)
Oficina de Microscopia
Demonstração de células e tecidos vivos de diferentes espécies
Câmara Escura
Ambiente que simula a formação da imagem na retina
Exibição de Vídeos e Palestras
O interior do caminhão, equipado com recursos audiovisuais, transforma-se num auditório para apresentação de palestras e vídeos informativos
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 26/11/2008 às: 06:52