VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Obras em Coqueiral e na orla de Itaparica deixam um rastro de poeira e entulho
 


Imagine andar pela principal avenida de um dos bairros mais populosos de Vila Velha em meio a uma nuvem de poeira amarelada. Quem está de carro tem a opção de fechar os vidros, e encarar os buracos. Agora quem está a pé vê o resultado na hora: irritação nos olhos e garganta, pele suja e roupas manchadas. Essa é a realidade de quem passa pela avenida Santa Leopoldina em Coqueiral de Itaparica, bairro com cerca de 15 mil habitantes segundo a associação de moradores local.

Faltando seis meses para o fim do mandato do prefeito Max filho, as obras de macrodrenagem da Prefeitura de Vila Velha são as responsáveis por tantos transtornos a moradores e comerciantes. A vendedora de uma loja de calçados, Livia da Silva José, conta que sente até vergonha em determinados momentos quando um cliente chega na loja e repara a poeira sobre os calçados. Segundo Livia, ela e as colegas ficam o tempo todo com flanelas e espanadores na mão tentando deixar a loja em ordem.

“Toda hora tem que passar o espanador e o pano. Limpa vitrine, limpa o chão, limpa sapato, nos últimos meses têm sido assim. Vender e limpar. As mercadorias acabam ficando comprometidas pois temos que limpá-las com freqüência. Nenhum cliente se interessa por um calçado que esteja sujo”, reclama a vendedora.

Há quase dois meses a função do comerciante Geovani Monteiro é gerenciar, vender e limpar a loja de celular que tem na avenida Santa Leopoldina. Este é o período, segundo ele, que passou a conviver constantemente com o problema da poeira no estabelecimento. Enquanto conversava com a reportagem, Geovani limpava a vitrine.

“Quem passa aqui vê a poeira que está dando. Trabalhar num lugar desse é difícil demais. Dá impressão que a prefeitura não quer nem saber de quem fica aqui e depende dessa avenida para ter a renda mensal. Isso está acontecendo na avenida principal, em qualquer loja que entrar há poeira. Só aqui na loja eu tenho que limpar a vitrine pela manhã, tarde e noite”, relata Geovani.

E quem pensa que o problema com buracos e poeira acontece somente na avenida Santa Leopoldina está enganado. A Rua Itaperuna, que dá acesso a Rodovia do Sol, para quem passa na Santa Leopoldina, está interrompida. Montanhas de entulhos e areia, e máquinas fazendo barulho durante todo dia irrita moradores como o aposentado José Linhares. “Para melhorar alguma coisa a gente passa por cada uma. Dentro de casa não fica nada aberto. Se deixar cinco minutinhos, a poeira toma conta dos móveis”, conta o aposentado.

E a situação não está complicada somente para quem trabalha ou mora no bairro. Quem passa por ele acaba caindo nas armadilhas do trânsito. Na avenida Perimetal, duas restrições têm deixado motoristas confusos. Quem passava por ela, vindo de Boa Vista sentido Santa Mônica, não consegue passar mais. Interrupções próximo ao ginásio do Tartarugão, interromperam os dois sentidos da via e a ponte que corta o Canal da Costa por onde passa a rua 24. Tudo poderia ficar mais fácil para o motorista se tivesse placas informativas ou agentes de trânsito no local.

Quem consegue, enfim, depois de perguntar a um e a outro, chegar até a Avenida Atibaia que dá acesso ao bairro Cocal e no sentido contrário à avenida principal de Coqueiral, encontra um novo problema. A pista está funcionando em mão dupla, sem sinalização alguma. A sorte é contar com a educação dos motoristas.

Orla caótica

Saindo do bairro e indo para a Orla de Coqueiral de Itaparica, em qualquer rua por onde a pessoa chegue até à praia, a primeira visão é terrível. Não pelo mar que sempre apresenta um visual encantador, mas pelo calçadão que está completamente destruído, obrigando o banhista a se arriscar em em cima dos entulhos para chegar até à praia.

As pedaladas diárias viraram um tormento para a cabeleireira Dolores Timóteo. Há anos ela pedala pela orla e nunca havia sofrido um acidente até o início dos trabalhos de remodelação da calçada e avenida Estudante José Júlio de Souza. Nas últimas semanas além de quase atropelar uma pessoa que tentava atravessar a rua ela sofreu uma queda ao desviar de um carro com quem tem dividido o espaço desde quando o calçadão passou a ser retirado.

“Isso aqui esta ruim demais. Há muitos buracos. A gente tem que ficar desviando das pessoas no meio da rua, quase atropelando elas. Tem que ficar andando, desviando de buracos, assim fica complicado demais. Eu estou pedalando na rua, junto com os veículos, correndo o risco de ser atropelada. Um dia desses eu cai da bicicleta quando desviei de um carro”, conta a cabeleireira.

O secretário de Obras de Vila Velha, Oswaldo Miziara, informou, por meio de nota, que as obras na orla de Itapoã e Itaparica estão em andamento e dentro do prazo de execução. As intervenções nas ruas e avenidas citadas são obras de drenagem e obras de galeria que fazem parte do programa de macrodrenagem do canal, para o melhor escoamento das águas pluviais, inclusive escoando a água da chuva da orla de Itaparica. Quanto ao desemcapamento do calçadão de Coqueiral, as obras fazem parte do projeto de reurbanização da orla.

Fonte: GazetaOnline

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 11/06/2008 às: 13:33
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.