Hoje, em todo o Brasil milhares de pessoas comemoram o dia dos namorados com trocas de presentes, declarações de amor e passeios românticos. No Espírito Santo, um dos locais preferidos dos apaixonados é o município de Domingos Martins, um local bucólico e charmoso que reúne traços fortes da colonização alemã na região serrana do Estado.
Pra quem deseja namorar aos pés da serra com uma temperatura média de 12 graus, sendo aquecido pelo calor de uma lareira, este é o destino certo. O romantismo do lugar se estende também à decoração da cidade, repleta de flores e casarios coloniais, sem contar a beleza natural, como a Pedra Azul.
Apesar de muito visitada, poucas são as pessoas que conhecem o herói que dá nome a cidade, e que morreu exatamente no dia 12 de junho de 1817. Quem nos explica é a jornalista e escritora, Renata Santos, autora do livro “Domingos Martins” da coleção Grandes Nomes do Espírito Santo.
“Domingos Martins nasceu na região de Marataízes, mas se criou fora do Estado. Ele era uma pessoa bem vivida, viajada, intelectual, que freqüentava a maçonaria, conviveu com pessoas bem interessantes e com forte ideal de liberdade”, disse.
Durante a revolução pernambucana, em 1817, o capixaba se tornou herói nacional lutando contra a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e auxiliando a difundir a influência das idéias Iluministas. Apesar das lutas fora do Estado, Martins nunca esqueceu de suas origens.
“Domingos José Martins carrega com ele a bandeira de ter nascido em terras capixabas. A inspiração dele é nacional, do capixaba, do carioca, do pernambucano, que buscam a liberdade e a justiça. E essas inspirações transcendem o local dando a ele uma importância nacional. E cabe a nós capixabas valorizarmos este bem que é nosso”.
Mesmo sendo conhecido por suas força e bravura, o herói também se demonstrava um homem romântico. Além de ter vivido um amor proibido por Maria Teodora, com quem veio a se casar, Domingos Martins escreveu poemas e cartas românticas que foram encontrados pelos historiadores.
Nas cartas, ele demonstrava sua paixão proibida com frases rimadas e versos precisos, assim como os namoradores de hoje em dia, que procuram a região serrana do Estado para relaxar junto com a pessoa amada.
Se você também concorda que a cidade de Domingos Martins é uma das mais românticas do Brasil, pode expressar sua opinião votando numa enquete virtual realizada pelo site http://viajeaqui.abril.com.br/cidades_romanticas.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 12/06/2008 às: 05:13