A bancada federal e o vice-governador Ricardo Ferraço vão entregar na próxima semana ao Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, o relatório sobre os estragos provocados pela chuva em nove municípios capixabas que tiveram o estado de emergência homologado pelo Governo. A decisão de ir à Brasília foi fechada nesta sexta-feira (05), em uma reunião com o líder da bancada federal capixaba, Neucimar Fraga, prefeito eleito de Vila Velha, uma das cidades mais castigadas pela água.
Na reunião, que aconteceu a portas fechadas no Pálácio Anchieta, Neucimar comunicou ao vice-governador que a partir da próxima segunda-feira (08), uma equipe fomada por técnicos da saúde, assistentes sociais e engenheiros vão percorrer todo o município, fazendo um relatório sobre a real situação que passa os moradores das áreas mais castigadas de Vila Velha. O prefeito eleito aproveitou para comunicar que durante o mandato dele vai dar continuidade ao projeto de macrodrenagem, além de colocar outros planos em execução.
"Vamos dar continuidade ao projeto de macrodrenagem. Se for possível iremos readequá-lo. Mas Vila Velha não precisa somente deste projeto. O município está carente na área de saneamento básico. Já estou me articulando tanto com o governo Estadual quanto o Federal para captar recursos para um projeto de uma comporta inteligente no encontro do canal do Guaranhus com o rio Jucu", afirmou Neucimar.
O decreto com a situação de emergência nos municípíos será publico na edição deste sábado do Diário Oficial. A data de encontro com o ministro da Integração Nacional ainda está sendo fechado para terça ou quarta-feira da próxima semana. Os municípios que estarão na lista são: Vargem Alta, Baixo Guandu, Itapemirim, Domingos Martins, Iconha, Pancas, Água Doce do Norte e Santa Leopoldina.
Queda-de-braço
O embate político entre o Governo Estadual e a Prefeitura de Vila Velha ganhou mais um capítulo nesta sexta. O vice-governador Ricardo Ferraço voltou a criticar a prefeitura por não agir da forma correta de pedir ajuda ao município. Segundo Ferraço, todos os prefeitos sabem que para o Governo homologar o Estado de emergência, é preciso que o município confeccione uma Avaliação de Danos Materiais (AVADAM) e envie ao município. Em nenhum momento a prefeitura enviou este documento Estado.
"É lamentável o fato do prefeito de Vila Velha dizer que enviou o documento, sendo que isso não foi feito. A avaliação teve que ser confeccionada pela própria Defesa Civil Estadual, sendo que é de responsabilidade do município. O ideal seria que a própria prefeitura tivesse encaminhado esse relatório. Como não o fez, o próprio Estado vai publicar o decreto beneficiando o município de Vila Velha e os moradores que vão poder ter acesso ao FGTS", afirma Ferraço
O prefeito de Vila Velha, Max Filho, foi procurado pela reportagem até o fechamento da matéria. No entanto, o celular dele estava fora de área. Nesta quinta (04) Max Filho confirmou que a prefeitura enviou na última terça-feira (02), todos os documentos relatando os prejuízos causados pela chuva, solicitando ao Governo a decretação de estado de emergência.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 06/12/2008 às: 06:38