Um equipe técnica composta por engenheiros, arquitetos e assistentes sociais começará a produzir nesta terça-feira um novo relatório sobre os estragos provocados pela chuva no município de Vila Velha. Os profissionais foram convocados pelo prefeito eleito Neucimar Fraga e farão um diagnóstico paralelo ao já realizado por técnicos da Defesa Civil municipal.
Durante entrevista à Rádio CBN Vitória, Neucimar Fraga disse que alguns bairros ainda estão alagados e é preciso deixar as águas baixarem para avaliar quanto o município vai precisar para se recuperar dos prejuízos. "Não dá para falar em um relatório de custos definitivo. As águas ainda não baixaram e só vai ser possível fazer um relatório completo quando os bairros não estiverem mais alagados. Estamos formando um grupo de trabalho para levantar os estragos e calcular o valor necessário", diz Neucimar.
O prefeito eleito calcula que o reparo pelos estragos deve ultrapassar o valor de R$ 10 milhões, inicialmente estimado pela administração municipal. Ele articula nesta semana uma visita da bancada federal capixaba e do vice-governador Ricardo Ferraço ao Ministério da Integração Nacional. "Solicitei ao ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima para que receba a bancada federal e o vice-governador ainda nesta semana, para que possamos buscar recursos do governo federal para atender municípios capixabas atingidos pela chuva. Entre eles Vila Velha, o mais castigado", falou o prefeito eleito.
Decreto de emergência
Segundo Neucimar Fraga, o governo estadual publicou em edição extra no Diário Oficial dé sábado, o decreto de emergência, que reúne os municípios atingidos pela chuva, entre eles Vila Velha. "Quando pedimos o decreto de emergência, a resposta do vice-governador Ricardo Ferraço era de que o relatório feito pela Defesa Civil municipal não estava completo. Técnicos da Defesa Civil Estadual completaram o documento e o pedido foi homologado. Com isso, temos também a ajuda do Governo Estadual", explicou.
Dificuldade na Transição
Segundo Neucimar Fraga, a empresa contratada para confeccionar um estudo técnico sobre a situação de Vila Velha ainda não conclui os trabalhos. O prefeito eleito disse que apenas 30% das demandas foram atendidas até o momento. "Com a cidade atingida por essa chuva, a prefeitura está com dificuldade de nos passar informações necessárias para a transição. Apenas 30% das nossas solicitações foram atendidas. Agora com essa estiagem esperamos ter acesso principalmente à informações da secretaria de obras. A partir disso, teremos o cronograma físico e financeiro das obras em Vila Velha", afirmou. O prefeito também disse que anuncia na próxima semana, os nomes que vão compor o secretariado.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 08/12/2008 às: 16:57