Se o tempo não mudar e o céu permanecer claro, contrariando as previsões, será possível observar, hoje, a maior e mais brilhante lua cheia do ano. De acordo com o mestre em Astrofísica do Observatório da Ufes, Márcio Malarne, a Lua estará 14% maior do que o normal, porque entrará no perigeu - ponto mais próximo da Terra.
Márcio Malacarne explica que o fato acontece anualmente, por causa da órbita da Lua em torno da Terra. Ela varia desde o ponto mais próximo, a 356.600 km, denominado perigeu, até o ponto mais distante, o apogeu, que está a 406.600 km.
"A lua cheia desta semana ocorrerá exatamente quatro horas após a passagem pelo perigeu. Veremos um disco lunar maior do que o normal, caso tenhamos um dia de sol", diz o astrônomo.
Quem se interessar poderá se deslocar até o Observatório e utilizar o telescópio da Ufes, no Campus de Goiabeiras, para, com a ajuda do aparelho, observar as crateras lunares.
Mas as pessoas também poderão fazer a observação a olho nu. A dica é olhar a Lua, quando ela estiver perto do horizonte. "A gente se beneficia da ilusão de ótica. A atmosfera terrestre espalha a luz vermelha da Lua no horizonte, dando-nos a impressão de que ela é bem maior", explica Malacarne.
O astrônomo lembra que é durante o perigeu lunar que ocorrem as maiores marés e que, quando somam-se a esse fator os dias chuvosos, é certo o registro de alagamentos nas cidades próximas ao nível do mar - a exemplo de Vila Velha e de Vitória, na Grande Vitória.
Chuva pode comprometer a observação
Depois de vários dias de sol, com temperatura mais alta, sucedendo a um longo período de temporais e alagamentos na Grande Vitória, um alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, prevê para hoje, em todo o Espírito Santo, um dia com registro de chuva forte. Segundo a Sedec, há risco de temporais isolados, descargas elétricas, e rajadas de vento, entre 50 e 60 quilômetros/hora. O alerta é válido para todo o Estado e também para o Norte/Nordeste de São Paulo. A recomendação é de que seja dedicada atenção especial às áreas de encostas e de morros. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo hoje ficará nublado, com pancadas de chuva e trovoadas no Espírito Santo. A previsão é de que a temperatura máxima chegará a 36°C, e a mínima, a 12°C.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 12/12/2008 às: 10:08