Capixabas não aprovam o aumento de salário dos vereadores de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Pesquisa realizada pelo Instituto Futura mostra que 87,6% dos capixabas não concordam com o aumento concedido aos vereadores da região metropolitana.
A Câmara dos Vereadores tem seu papel reconhecido pela população: 73,9%, percentual correspondente a soma de fundamental, muito importante e importante, reconhecem a importância dos vereadores para um município. No entanto, mesmo sabendo da importância dos vereadores para o município, nem todos os entrevistados sabem quanto sai do cofre público municipal para remunerá-los, tendo em vista que 41,7% dos moradores da Grande Vitória desconhecem quanto um vereador ganha, em média.
Do percentual de pessoas que sabem quanto o vereador ganha (56,1%), os moradores da Serra são os mais informados com 62,7% de conhecimento. Além disso, das pessoas que sabem quanto um vereador ganha, a faixa de 40 a 49 anos (75,3%), os que têm ensino superior (64,7%) e a classe A/B (71,9%) são os que apresentam os maiores níveis de informação.
É importante destacar que, a partir da pesquisa realizada pelo Instituto Futura, foi identificado que 20,6% da população da região metropolitana desconhecem o recente reajuste salarial dos vereadores nos municípios da Grande Vitória. A pesquisa constatou que 28,7% dos moradores de Cariacica não sabem sobre esse fato. Além disso, a faixa de 16 a 17 anos e o ensino fundamental são os segmentos que mais possuem pessoas desinformadas sobre o reajuste com 36% e 31,2%, respectivamente.
Memória curta
O desconhecimento da população sobre o aumento salarial dos vereadores não pára por aí! De acordo com a pesquisa do Instituto Futura, 85,6% dos respondentes não sabem quais vereadores no seu respectivo município votaram a favor do aumento. Todavia, o fato de não conhecer o vereador não diminui a indignação do capixaba, pois 83,6% não votariam nos vereadores que aprovaram o reajuste.
A pesquisa ainda chama atenção para a descrença da população em relação a possíveis mudanças no quadro de vereadores das Câmaras Municipais. Mesmo havendo um percentual elevado de capixabas insatisfeitos com o aumento, 46,9% dos entrevistados acham que os vereadores que votaram a favor do aumento dos salários se elegerão nas próximas eleições. Das pessoas que acreditam na reeleição dos vereadores que votaram a favor do aumento (46,9%), a classe A/B (58,4%) e as pessoas com ensino superior (52,3%) são os que apresentam os maiores percentuais.
Outra constatação importante feita pela pesquisa do Instituto Futura foi que 87,6% dos respondentes discordam do fato do próprio Legislativo ter autonomia em aumentar seu salário. Desse percentual, Vila Velha é a cidade que apresenta maior número com 96%. Além disso, a classe dos mais jovens (de 16 a 17 anos) são os que mais discordam da autonomia que os vereadores têm de aumentar seu próprio salário, com 92%.
O elevado percentual de insatisfação dos moradores da Grande Vitória não acompanha o nível de informação da população em relação aos vereadores, pois 42,2% não sabem qual a função de um vereador. No entanto, 81,6% dos que conhecem a função afirmam que ela não condiz com a nova remuneração.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 16/12/2008 às: 06:19