Preguiçoso, que nada. Baiano é porreta e trabalhador. Quando o assunto é ir às compras no Pólo de Confecção da Glória o estereótipo de preguiçoso cai por terra. Um grupo de 20 sacoleiras baianas chegou ao Estado nesta terça-feira (16) disposto a comprar roupas e acessórios no maior pólo de moda do Espírito Santo para revender por até 100% do preço aos clientes da Bahia.
E a disposição não faltou ao grupo formado por sacoleiras de Eunápolis e de Porto Seguro. Além das mais de oito horas de viagem, as mulheres circularam incansavelmente por todas as lojas do local à procura do menor preço.
A sacoleira Dulcinéia de Jesus, de 30 anos, revende as roupas compradas na Glória em uma loja de Porto Seguro. Para ela, além de ser mais perto do que São Paulo - um dos paraísos dos sacoleiros - os clientes baianos tem preferência pelas roupas do Espírito Santo.
"A gente escolheu a Glória por ser mais perto, mais econômica e por ser um lugar que tem as ´modinhas´ que o pessoal gosta. Lá, eles amam as roupas de Vitória. O preço aqui está um pouco caro. São Paulo é bem mais barato, mas o gasto é maior", disse a sacoleira.
Já a bem humorada Elizete Leite, de 46 anos, compra roupas na Glória para revender de forma particular na Bahia, de casa em casa. Ela disse que chega a faturar 100% de lucro. "Algumas peças a gente coloca 100%, outros a gente coloca menos. Aqui todo mundo já nos conhece, ainda mais que somos brincalhonas, ficamos brincando com as vendedoras".
E esse bem-humor contagia também os vendedores, que, além de aumentarem as vendas, se divertem com as baianas, disse a vendedora de uma loja de jeans, Suelen de Sá Alves. "O que muda é que o movimento fica melhor até porque eles compram mais. O baiano, por mais que seja engraçado, é exigente. Fazem a maior festa, eles gostam de pegar nas roupas e depois a gente organiza".
A excursão organizada com sacoleiras da Bahia costuma vir ao Estado duas vezes por ano. Uma vez no mês de dezembro para compras focadas no Natal e outra no meio do ano, quando o foco são as roupas de inverno.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 17/12/2008 às: 06:06