Os diretores das escolas municipais de Vila Velha participam, nesta sexta-feira (19), das atividades de encerramento do ano letivo. Durante o encontro de avaliação, os educadores vão conhecer a nova proposta pedagógica do Ensino Infantil e Fundamental, além do novo Regimento Interno Escolar. A nova proposta curricular da rede traz mudança, por exemplo, na avaliação do aproveitamento do aluno.
“A média de aprovação passa de 5 para 6, exigindo, portanto, maior empenho e dedicação dos alunos em seus estudos”, diz a superintende de ensino Neide Félix.
A proposta pedagógica, segundo Neide Félix, reforça ainda as atividades no contra turno dos alunos (sistema de jornada ampliada), traz a nova organização do ensino fundamental em nove anos, reforça trabalhos na educação especial e, ainda, oficializa projetos de música e de língua italiana nas unidades de ensino. Construídas de forma coletiva, as propostas vem sendo discutidas, há vários anos, pela comunidade escolar e são instrumentos importantes, pois nortearão as diretrizes e ações pedagógico-educacionais a partir do ano que vem.
A entrega oficial dos documentos aos diretores será, às 8 horas, no Centro de Capacitação e Complementação em Ensino Fundamental (Titanic). Integrantes do Conselho Municipal de Educação foram convidados para o evento. “Será uma reunião bem ampliada. Vamos aproveitar para discutir o próximo ano letivo e os rumos que a educação deve tomar a partir da nova proposta curricular”, ressalta o secretário municipal de Educação, Saturnino Mauro. O empenho dos profissionais da rede, segundo o secretário, contribuiu para a implementação das políticas e cumprimento das diretrizes estipuladas pela atual administração.
Educação Infantil
Trazendo relatos históricos sobre como o município assumiu a educação infantil, a proposta pedagógica ressalta o crescimento nos últimos anos do número de unidades de ensino construídas e de crianças atendidas. Segundo a coordenadora da Educação Infantil de Vila Velha, Fabíola Trancoso Gambarini, o novo documento destaca projetos inovadores, como aulas de Educação Física e de Artes no período infantil. “A nova proposta pedagógica é instrumento de auxílio no trabalho do professor para a efetivação da aprendizagem”, conclui.
Segundo ela, os trabalhos para construção da proposta para a educação infantil começaram em julho de 2007, e o resultado só vai fortalecer a educação no município.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 18/12/2008 às: 11:43