A primeira etapa das obras de reurbanização da orla do município, que ganha novo calçadão, ciclovia e recuperação de vegetação de restinga será inaugurada, mesmo que não totalmente concluído, nesta terça-feira (23), às 19h30. E para comemorar a data, o grupo de pagode Fundo de Quintal se apresentará na Avenida Estudante José Júlio de Souza, na Praia de Itaparica.
Segundo o prefeito Max Filho (PDT), a obra prioriza a qualidade de vida dos moradores da cidade e turistas. Entre as novidades estão ainda iluminação especial e novo estacionamento distribuído ao longo da orla, principalmente nos trechos mais freqüentados.
O projeto paisagístico procurou preservar a vegetal original da praia, plantando mudas de cajueiros, abricó e pitangueiras. O projeto de modernização da orla foi fruto de um concurso nacional de arquitetura, em que participaram 28 escritórios de todo o Brasil.
A obra inclui drenagem da Avenida Estudante José Júlio de Souza e em ruas transversais que cortam a Rodovia do Sol. Com o novo sistema de drenagem, as águas das chuvas passaram a ser conduzidas direto para o Canal da Costa, diminuindo os alagamentos freqüentes da região.
De acordo com Neucimar Fraga (PR) com relação às obras já iniciadas na administração de Max Filho, "terão prioridade na conclusão as obras de macrodrenagem, as obras na avenida Champagnat, na avenida Carlos Lindenberg e obras em alguns bairros como Ilha dos Aires, por exemplo", disse.
O prefeito eleito de Vila Velha falou atambém que pedirá ao governador Paulo Hartung para que dê prioridade ao município e que conta com o executivo estadual para poder realizar o que prometeu aos eleitores da cidade.
Fraga disse ainda que tentará colocar em execução a segunda fase das obras na avenida Carlos Lindenberg, para concluir os reparos da via em um tempo menor. "A segunda fase vai do Carrefour em direção a Glória. Estamos em contato com a secretaria de Obras para saber se o projeto da segunda fase está pronto. Se a prefeitura tiver feito esse papel, vamos estudar a execução do projeto da segunda fase para ter os dois trechos sendo feitos de uma vez e não ficar em obras permanentes", explicou.
Fonte: ESHoje
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 23/12/2008 às: 09:44