A cidade de Vila Velha pode ser a segunda do Estado a possuir uma Guarda Civil Municipal Armada. O anúncio foi dado pelo prefeito eleito do município, Neucimar Fraga, em reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública, Rodney Miranda, nesta quarta-feira (24). Uma parceria entre Estado e município pode proporcionar a ampliação do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vila Velha.
Um pacote de projetos foi discutido entre Neucimar e Rodney, durante reunião na Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Para este verão, o prefeito eleito disse que a orla do município terá câmeras de vídeo-monitoramento para auxiliar os trabalhos da polícia. Só não disse quando e em que pontos onde isso ocorrerá.
Ampliação do DPJ de Vila Velha só depois de junho de 2009
Neucimar informou que o terreno onde atualmente funciona a Secretaria de Obras de Vila Velha, localizada ao lado do DPJ, será permutado com o Governo do Estado para que a unidade seja ampliada.
Rodney Miranda ressaltou, no entanto, que só haverá definição em relação às obras no DPJ de Vila Velha depois que forem inaugurados, em junho, dois Centros de Detenção Provisória (CDP), um na Serra e outro em Guarapari.
"O prefeito vai disponibilizar para o Governo do Estado, em conversa direta com o governador Paulo Hartung, um prédio anexo ao DPJ de Vila Velha. Vamos verificar a possibilidade de incluir no DPJ essa área, mas de qualquer maneira vamos esperar até junho do ano que vem para resolver ou minimizar o problema dos presos", ponderou Miranda.
Câmeras de Vídeomonitoramento
Cerca de 35 câmeras de monitoramento de vídeo serão instaladas em pontos estratégicos do município em 2009, um investimento, segundo Neucimar, de cerca de R$ 800 mil reais. A prioridade será a orla da Praia da Costa, Itapoã e Itaparica. "Vamos tentar implantar já no verão um sistema de monitoramento de vídeo na orla", prometeu.
Guarda Civil Municipal Armada
Rodney Miranda recebeu de maneira positiva o interesse do novo prefeito de implantar a Guarda Civil Municipal Armada em Vila Velha já mo primeiro ano de mandato. Fraga disse que estudos e diagnósticos serão feitos para avaliar a quantidade necessária de guardas, logo nos primeiros dias de mandato.
"Nós temos uma legislação proposta pelo Executivo que nos dá essa possibilidade legal de apoiar com pessoal e com equipamentos a formação dessas guardas. O Governo do Estado também é parceiro nesse sentido e recebemos com alegria a notícia que o prefeito pretende montar rapidamente uma guarda municipal armada", declarou Rodney.
Lei Seca
Durante a primeira quinzena de janeiro, será assinado um convênio da Lei Seca, onde será intensificada a fiscalização de pontos de venda de bebidas alcoólicas. Os locais de venda de drogas e regiões com alto índice de homicídios também serão prioridade no combate à criminalidade.
SAC na região da Grande Terra Vermelha
Ainda como uma das medidas tomadas em conjunto pelos dois executivos, está a implantação de um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na região 5 da cidade, que engloba a área da Grande Terra Vermelha. No local as polícias Militar e Civil estarão mais presentes.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 24/12/2008 às: 19:25