Depois de comemorarem o Natal com a tradicional Ceia do dia 24, muitas famílias capixabas optaram por celebrar o nascimento de Jesus Cristo em oração. Na tarde desta quinta-feira (25), foi esse o clima no Convento da Penha, um dos maiores símbolos da religiosodade do brasileiro. A missa, celebrada por frei Valdecir Schwambach, deixou a capela lotada.
O frei, na homilia, ressaltou que a mensagem do Natal é uma mensagem de esperança e de luz para todos os cristãos, especialmente para os católicos que há dois mil anos celebram o nascimento do Menino Jesus.
"Cristo quer nascer especialmente na nossa vida, na nossa história através das relações que a gente consegue restaurar com os próximos através do perdão que a gente consegue dar e que a gente consegue receber. O nosso coração, a nossa vida, a história pessoal de cada um de nós, deve também ser outra gruta, outra manjedoura para acolher também esse Menino Jesus. Assim o Natal não fica simplesmente no nível da história, cristalizado há dois mil anos, mas a gente revive ou reatualiza essa história para os nossos dias, na nossa história como homens e mulheres do séculos 21".
Agradecimento
Momento de refletir e de agradecer. O pedreiro Ademar Soares, de 38 anos, foi ao Convento pagar uma promessa. Ele pediu pela saúde da filha, que ficou por muito tempo doente. Ela melhorou e toda a família foi rezar em agradecimento no dia de Natal.
"Sinal de devoção a gente já tem há muito tempo. A fé aumentou no coração da gente depois que minha filha esteve doente. Eu pedi tanto a Nossa Senhora da Penha que assim que ela ficasse boa eu a traria aqui e graças a Deus a benção foi recebida. Vim também agradecer pelo dia de hoje que é um dia lindo, dia de Natal, um dia maravilhoso que é o nascimento de Cristo".
A dona de casa, Valma Alves, de 60 anos, vai sempre ao Convento, mas o dia 25 de dezembro é especial. Ela se sente bem ao rezar no Convento durante o Natal. "Eu acho muito bom, porque aqui é a casa da mãe e eu venho sempre para agradecer. Eu me sinto muito feliz aqui. É como se eu estivesse entrando na casa da minha mãe mesmo. Hoje eu vim agradecer a Deus pelo ano que eu tive e as alegrias".
No final da celebração, os fiéis cantaram uma das mais famosas músicas natalinas: "Noite Feliz" para os votos de feliz Natal. Também saudaram o nascimento do Menino Jesus e a Virgem Maria com uma salva de palmas.
Os turistas também aproveitaram o feriado para visitar e conhecer o Convento. Além de acompanharem a celebração puderam apreciar a bela paisagem de Vitória e de Vila Velha vista do alto do ´penhasco´.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 25/12/2008 às: 20:35