O município de Vila Velha poderá ganhar um investimento em energia. O grupo MC2, responsável pela construção, até 2013, de quatro usinas termelétricas no Estado, está negociando com o prefeito eleito a implantação de uma das quatro unidades na cidade.
O anúncio foi feito ontem pelo governador Paulo Hartung, que disse estar disposto a negociar com o governo federal e com a Petrobras a mudança de uma das termelétricas para Vila Velha. As usinas estavam planejadas antes para Iconha, João Neiva e Nova Venécia.
"O prefeito Neucimar Fraga, que toma posse amanhã (hoje), fez negociações com o grupo que venceu o último leilão de energia nova para mudar a localização de uma das unidades previstas para os outros três municípios", disse Hartung.
O próprio grupo MC2 também quer discutir com o governo federal uma nova localização para as quatro usinas e, ainda, a mudança de óleo combustível para gás natural. "Essa é uma questão que envolve, também, negociação com a Petrobras, em função de haver necessidade de mais gás natural para a geração de energia".
Hartung explicou que o governo estadual participará das negociações via Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O governo estadual participou ativamente das discussões que levaram à participação das empresas vencedoras nos leilões para geração de energia nova para 2011 (o chamado leilão A-3) e para 2013 (A-5). A data representa o ano em que as usinas deverão estar prontas para geração de energia.
Licença
Ao todo no Estado, nove usinas serão implantadas e demandarão cerca de R$ 3,5 bilhões em investimentos. A primeira, já em construção, será em Viana e terá capacidade para gerar 180 MW, a partir de 2010, com uso de óleo combustível. Para entrar em operação em 2011, foi aprovada a usina de Linhares com capacidade de gerar 204 MW. Esta unidade está em fase de licenciamento ambiental.
Para entrar em operação em 2011 há mais sete usinas planejadas: Linhares (120 MW), duas em Cariacica (340 MW e 144 MW), Iconha (148 MW), João Neiva (330 MW) e duas em Nova Venécia (146 e 330 MW). Uma destas quatro poderá ir para Vila Velha.
Mais investimentos
Exportação
A partir de 2013, o Espírito Santo passará a ser exportador de energia, com a entrada em operação de todas as usinas termelétricas previstas.
Geração e consumo
Os projetos gerarão mais 1.632 MW de energia e receberão R$ 3,5 bilhões de investimentos. Hoje, entre Escelsa, Força e Luz Santa Maria e empresas privadas, já são gerados no Estado cerca de 1.000 MW, e o consumo é de 2.156 MW.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 01/01/2009 às: 08:48