A equipe do novo prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), fez ontem o reconhecimento do "terreno". A bordo de um ônibus, o prefeito e secretários percorreram vários bairros da cidade.
A iniciativa serviu como oportunidade para a equipe da prefeitura, empossada na última sexta-feira, conhecer a realidade de cada região, além de levantar as questões consideradas emergenciais. A nova administração apontou a limpeza urbana e recapeamento de ruas abaladas pelas chuvas como as principais questões no momento.
Ao todo, 16 secretários acompanharam a comitiva, como Heliosandro Matos (Educação), Marcos Rodrigues (vice-prefeito e secretário de Obras), Eduardo Pereira (Saúde) e Oswaldo Maturano (Transportes). "Os secretários vão receber várias demandas. Com esse contato, eles conhecem a realidade de cada região. O desafio é muito grande", afirmou Neucimar Fraga.
Saindo da prefeitura, a equipe seguiu para a Avenida Capixaba, onde há um valão e lixo sem recolher. Neucimar prometeu um mutirão para fazer em seis meses o recolhimento de todo o lixo na cidade. Segundo estimativa do prefeito, cerca de 10 mil cargas de caminhões de lixo serão necessárias para recolher todo o entulho espalhado pelas ruas do município.
O secretário de Serviços Urbanos, Reginaldo Loureiro, disse que pode buscar parcerias com outras prefeituras da Grande Vitória para resolver esse problema, além do trabalho das demais secretarias. "O lixo está perto aqui de um hospital e de várias casas. Temos muito trabalho pela frente", frisou.
Pedidos
Nos bairros, o prefeito conversou com os moradores e ouviu as preocupações e reivindicações, lembrando o momento de campanha eleitoral deste ano. Passou também no bairro Soteco, onde atuou como líder comunitário e recebeu boa parte dos votos em 2000, quando foi eleito vereador.
O trajeto também contou com passagem pela Avenida Carlos Lindenberg, abalada após as chuvas e com vários buracos. A nova administração pretende fazer um cronograma para dar agilidade às obras da rodovia. A revitalização tem parceira entre o governo do Estado e a prefeitura.
Nessa região, a equipe visitou ainda a sede da Secretaria de Serviços Urbanos e encontrou equipamentos e carros em más condições de conservação. O "tour" passou ainda pelos bairros Jockey, Gaivotas, Coqueiral de Itaparica, Cobilândia, entre outros.
A opinião dos moradores
"Problemas não faltam. O lixo daqui vem de fora. Espero que ele (Neucimar) faça o que está dizendo"
Alda Neiva , 52 anos, moradora da Avenida Capixaba
"Temos esperança que a situação melhore. Os problemas do bairro são antigos"
Ana Cláudia Martins , 42 anos, moradora de Soteco
As primeiras medidas
Redução. O prefeito Neucimar Fraga (PR) confirmou que vai reduzir em 20% os contratos de obras e serviços de pessoal. Nem todos os cargos comissionados serão preenchidos.
Obras. O prefeito vai suspender algumas obras; as que estão em construção e não têm previsão de conclusão nos próximos 90 dias serão suspensas para fazer uma avaliação do cronograma físico e financeiro delas; algumas passarão por auditoria, como a da Avenida Champagnat, a Orla de Itaparica e Itapoã, o Complexo Esportivo de Ponta da Fruta e escolas como as dos bairros João Goulart e da Barra do Jucu - esta estaria há dois anos em construção. Além disso, alguns trechos das obras de macrodrenagem também serão revistos.
Convênio. Já as obras feitas em convênio com o governo do Estado não serão paralisadas, mas o novo prefeito vai pedir a aceleração delas. As obras tocadas com financiamento da Caixa Econômica Federal e do BNDES também não serão paralisadas.
Aceleração. Neucimar prometeu acelerar a conclusão das obras na Avenida Lindenberg e da macrodrenagem. Vai concluir as obras de revitalização da Avenida Champagnat e recapear os principais corredores da cidade.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 05/01/2009 às: 05:08