A cidade de Vila Velha voltou a ter esperança e sonha que dias melhores virão. Assistir logo pela manhã o nosso prefeito proclamando os serviços a serem realizados para recolher o lixo da cidade, faz bem ao ego dos moradores, aliás, hoje podemos dizer que saímos da condição de moradores e nos consideramos cidadãos da cidade histórica de Vila Velha, o berço do Espírito Santo. Assistir as boas novas da administração pública municipal que começou a trabalhar desde o dia da posse é novidade, e é o melhor presente que os vilavelhenses poderiam ter de ano novo, é como se a frase “Feliz Ano Novo” se materializasse na figura do prefeito Neucimar Fraga.
Muitas vezes enviei emails para parlamentares reclamando da dificuldade que as mães têm em dar respostas a questionamentos dos filhos. A família os educa para serem bons, honestos, justos e a escola também faz um papel no sentido do exercício da cidadania de respeito aos direitos e deveres para com a pátria, para acreditar em Deus e amar o próximo, porém, temos que reconhecer que várias autoridades brasileiras tem dificultado por demais essa tarefa, e os jovens inteligentes e inquisidores contestam e quase sempre se tornam descrentes da aptidão da verdadeira vocação dos nossos homens públicos.
Certa vez, diante de mais um caso de corrupção, esses que são diagnosticados pela Polícia Federal, o meu filho de oito anos perguntou se aquele político teria filhos, ao responder que sim, ele disse que eles deveriam estar sofrendo sabendo que o pai não tinha se comportado bem e ainda completou que essas crianças ficariam com vergonha dos coleguinhas e da tia na escola. Hoje, os pais podem começar a falar de cabeça erguida do orgulho de residir em Vila Velha e de terem elegido o prefeito.
As boas mudanças servem também de estímulo ao trabalho, nos dando esperança que podemos trabalhar que tudo vai dar certo, e aquele que acreditar e persistir vai conseguir. Falando em persistência e perseverança, tenho que citar aqui outro prodígio que, assim como o Neucimar Fraga, a nossa cidade acolheu e que é motivo de orgulho para todos, estou falando da ginasta Tayanne Coelho Mantovaneli, que nasceu em SP e mudou para o Espírito Santo ainda criança, quando a família aqui se instalou e escolheu Vila Velha, onde os pais possuem uma fábrica de confecções no Bairro da Glória (BEUP, rua D. Pedro II), é orgulho nacional, se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha em uma prova individual da ginástica rítmica desportiva no Pan de Santo Domingo (2003). O conjunto da ginástica rítmica desportiva do Brasil deixou saudades no público dominicano, que lotou e aplaudiu de pé as brasileiras nos três dias de apresentação no Parque del Este.
Além de conquistar pela segunda vez consecutiva o ouro na competição geral, o Brasil confirmou sua supremacia nas Américas, derrotando as equipes adversárias com facilidade. A Tayanni conquistou também, o bronze no individual geral, no arco e na bola nos Jogos Sul-Americanos (2002). Até então, a GRD havia subido ao pódio em Winnipeg 99, em Mar del Plata 95, com uma prata, e em Havana 91, com um bronze.
A GRD por tratar-se de uma modalidade esportiva recente vem se popularizando em nosso país, a cada dia ganham adeptos e novos horizontes. O número de praticantes cresce a cada ano e a Tayanni, reúne capacidades e atributos que um atleta precisa ter para ser considerado talentoso e que se adaptam ao trabalho e às dimensões técnicas, motoras e psicológicas da GRD. O nível técnico da Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) tem evoluído significativamente, graças à seriedade do trabalho realizado pelas técnicas brasileiras, apoio que temos recebido de técnicos e coreógrafos provenientes de países onde a GRD é mais desenvolvida, principalmente da Europa. Percebe-se que os critérios para se detectar, selecionar ou promover ginastas ao alto nível, quase sempre são estabelecidos subjetivamente pelas técnicas, sem a utilização de critérios científicos. Aos poucos, porém mesmo com os bons resultados conquistados em competições internacionais, ainda são encontradas muitas dificuldades para um maior desenvolvimento da modalidade no Brasil.
O esporte é um fenômeno socioeconômico relevante. O Atlas do esporte no Brasil comprova o impacto do esporte na prevenção de doenças, na promoção da saúde, na educação/formação, desenvolvimento social, na economia, na geração de empregos, no turismo e na segurança. A saúde e o esporte se tornaram componentes principais de uma das mais quentes tendências do país, o termo “talento esportivo” é empregado para caracterizar indivíduos que demonstram elevadas capacidades biológicas e psicológicas, que dependendo do meio social no qual vivem, poderão apresentar alto desempenho esportivo, dependendo de condições ambientais adequadas.
Por: Soraia Fernandes
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 09/01/2009 às: 15:38
|