VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Bodyboarding como instrumento de preservação
 


Uma sociedade sustentável precisa de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Por meio do esporte é possível preparar crianças e jovens a assumir esse compromisso com a sustentabilidade. Esse é o trabalho que vem sendo realizado há três anos pela Escola Ambiental de Bodyboarding, na orla da Praia de Itaparica, em Vila Velha.

As aulas são gratuitas e acontecem todas as manhãs de sábado, iniciando sempre com alguma atividade de educação ambiental, como mutirões de limpeza e abordagem a banhistas. O acadêmico de Engenharia Ambiental e bodyboarder Rino de Souza, foi quem desenvolveu o projeto, e contou com o apoio dos outros esportistas profissionais Lucas Nogueira e Anderson Souza. Neste sábado (24) a turma estava toda reunida no final da orla de Itaparica, ao lado Colônia de Pesca Z2,

"A gente trabalha a educação ambiental desde a geração do resíduo, lá na rua, e como ele chega na praia; a segregação e tempo de degradação, também quais maneiras podemos fazer para evitar que isso ocorra de maneira irregular. Também fazemos a recuperação de área degradada, da vegetação de restinga da Praia de Itaparica. Os alunos aprendem como se desenvolve a vegetação e depois recuperam por meio do plantio, entendendo melhor como o ecossistema funcion"", explicou Rino.

Mais de 50 crianças e adolescentes frequentam as aulas. Grande parte dos alunos são moradores de Itaparica, mas muitos são Casa Lar Walter Barcellos, uma instituição não governamental com sede em Itapoã. A escola também doa alimentos para a instituição, que são arrecadados junto as famílias dos alunos, na forma de uma mensalidade. Por mês, cada aluno doa 5 kg de alimentos não perecíveis.

"Qualquer criança ou jovem, além dos alunos da Casa Lar, pode fazer a aula. Na aula de Educação Ambiental  e de alongamento e preparo físico, todos fazem juntos, independente da faixa etária. No esporte, os jovens são divididos em grupos: iniciante, intermediário e avançado", afirmou.

A estudante Pamela Cosme, 15 anos, foi uma das primeiras alunas da escola. "Eu vi a escola crescer. Não é só o esporte, também aprendemos com o lado ambiental, como não jogar lixo no chão. Não só a manobrar e pegar onda, mas criamos amigos e somos uma família", disse.

A escola conta com oito voluntários, uma secretária e uma assistente social. O aluno que não  tiver condições de comprar os materiais, a escola disponibiliza hoje 17 pranchas e 5 pares de nadadeiras. Os equipamentos foram comprados por meio das doações do comércio local, mas a maior parte do dinheiro sai do bolso dos próprios instrutores.

Fonte: GazetaOnline

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 26/01/2009 às: 0-2:37
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.