Motivada pelo aumento da população de rua nas praias por causa do verão, a Prefeitura de Vila Velha, está investindo na missão de recolher moradores de rua, usuários de drogas, pedintes, adultos e menores de idade, para que sejam reintegrados à sociedade. As equipes já foram para campo na última sexta-feira, dia 6, e resgataram 20 moradores de rua.
Nesta ação, que está sendo chamada de Operação Resgate, estão envolvidas a Secretaria Municipal de Defesa Social de Vila Velha, Polícia Militar, Polícia Civil, Juizado de Infância e da Juventude, abordagem de rua, Corpo de Bombeiros e instituições religiosas.
Legislação
"Resgatamos um grupo grande em Itapoã, e outros na Curva da Sereia, perto do Clube Libanês, na Prainha, e em Itaparica. Esse é o primeiro trabalho, e vamos discutir uma legislação para o município, com o objetivo de promover melhores políticas publicas com relação a essas pessoas em condições de risco", garante o secretário de Defesa Social, Ledir Porto.
A maioria das pessoas recolhidas era adulta, mas também foram encontradas crianças usuárias de crack. "Todos os moradores recolhidos foram levados para o abrigo da prefeitura, que fica no bairro Divino Espírito Santo. A gente procura fazer um trabalho para conduzi-los de volta à sociedade", explicou o secretário.
Depois do carnaval as ações integradas terão continuidade. "O município vai procurar ações para não ter pessoas abandonadas pelas ruas", explicou Porto.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 08/02/2009 às: 05:48