VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Bloco das Piranhas de São Torquato
 


Um vestidinho nada básico, uma maquiagem porpurinada e atitudes nada discretas. Assim estavam as "piranhas" do tradicional bloco de carnaval ´Apaixonados por São Torquato´, que desfila pelas ruas do bairro, neste sábado (07), em Vila Velha. O bloco conhecido, carinhosamente, como ´Bloco das Piranhas´ mostrou o que há de mais feminino no universo masculino. Além dos trajes, a animação também fica por conta do ´Xixi de Piranha´, bebida distribuída gratuitamente durante a passagem do bloco.

O Bloco das Piranhas é inteiramente público e gratuito. Para participar ninguém precisa pagar nada e sequer comprar a camisa do bloco. A ideia é que as pessoas usem fantasias animadas e brinquem o carnaval com muita paz e amor, destaca a diretoria do bloco.

Os foliões seguem o trio elétrico que passa pelas principais ruas do bairro tocando marchinhas carnavalescas e axé. Além disso, o som fica por conta do cantor Emerson Xumbrega - que puxa a bloco junto com a bateria - e com as animação de Jorginho e Banda. Intérpretes de escolas de samba capixabas também prometem dar uma palinha no evento.

O ritmo contagia jovens, adultos e famílias inteiras, maioria moradores do bairro, que esperam todo o ano pelo bloco. Há quem venha, porém, de outras regiões para aproveitar a festa. Na concentração, que aconteceu na Rua Leopoldina, o mecânico industrial, Jonathan Napoleão, de 19 anos, já esperava causar furor com o vestidinho florido. Ele veio do bairro Athaíde para desfilar. "O modelito está ´fashion´. Todo mundo gostou, só que esquenta muito, mas o que importa é a gente se divertir e curtir com a galera".

Já adepto dos modelos de ´oncinha´, o estudante, Thierry Freire, de 18 anos, também veio de Athaíde e acompanhou Jonathan. Os dois desfilaram pela primeira vez. "Eu vim aqui para ´zuar´ com os amigos e cheguei cedo para não perder nenhum minuto. É a primeira vez que eu venho e já estou adorando".

O servidor público, Almir Cruz, de 33 anos, depois que descobriu o bloco, não deixa de participar de nenhum desfile. "O carnaval aqui é bem familiar, bastante seguro. As pessoas podem curtir o carnaval tranquilamente e à moda antiga com marchinha e bateria e toda a família participa e já tem sete anos que eu participo e nunca vi nenhum problema. É o pré carnaval para que no final de semana que vem a gente desfile pela independentes de São Torquato e também se preparar para o carnaval no fim do mês".

História

O Bloco das Piranhas de São Torquato foi fundado na década de 1980 e teve sua participação interrompida no início da década de 1990. Em 2002, sob comando de uma diretoria jovem o bloco reiniciou as atividades com nova denominação: Apaixonados por São Torquato, mas o carinhoso apelido de Bloco das Piranhas persistiu. Isso por que a tradição manda que nos desfiles os homens se vistam de mulheres e vice-versa.

´Xixi da Piranha´

Para animar ainda mais, todos anos é servido gratuitamente o tradicional ´Xixi da Piranha´. Este ano, a bebida é feita à base de cachaça com maracujá e açúcar e serão servidos cerca de 500 litros de xixi para os foliões.

Com uma diretoria composta por 13 integrantes, sendo 12 homens e uma mulher (a tesoureira), o bloco ao longo do ano faz quatro festas (Festa a Fantasia, Feijoada do Bloco, Pirafolia e Rua do Samba) para arrecadar fundos e garantir o desfile e o entretenimento dos moradores de São Torquato e demais foliões da Grande Vitória e alguns até do interior do Estado.

No ano passado cerca de 2,5 mil pessoas participaram do desfile e este ano o público estimado é de aproximadamente 3 mil pessoas, com alguns foliões vindos de Colatina e de Fundão.

Segurança

O bloco será acompanhado por seis policiais militares montados à cavalo, terá apoio da guarda municipal e de agentes de trânsito. Além disso, dez seguranças ficarão no meio do bloco para evitar que tumultos aconteçam durante a festa.

Fonte: GazetaOnline

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 08/02/2009 às: 05:53
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.