Um vestidinho nada básico, uma maquiagem porpurinada e atitudes nada discretas. Assim estavam as "piranhas" do tradicional bloco de carnaval ´Apaixonados por São Torquato´, que desfila pelas ruas do bairro, neste sábado (07), em Vila Velha. O bloco conhecido, carinhosamente, como ´Bloco das Piranhas´ mostrou o que há de mais feminino no universo masculino. Além dos trajes, a animação também fica por conta do ´Xixi de Piranha´, bebida distribuída gratuitamente durante a passagem do bloco.
O Bloco das Piranhas é inteiramente público e gratuito. Para participar ninguém precisa pagar nada e sequer comprar a camisa do bloco. A ideia é que as pessoas usem fantasias animadas e brinquem o carnaval com muita paz e amor, destaca a diretoria do bloco.
Os foliões seguem o trio elétrico que passa pelas principais ruas do bairro tocando marchinhas carnavalescas e axé. Além disso, o som fica por conta do cantor Emerson Xumbrega - que puxa a bloco junto com a bateria - e com as animação de Jorginho e Banda. Intérpretes de escolas de samba capixabas também prometem dar uma palinha no evento.
O ritmo contagia jovens, adultos e famílias inteiras, maioria moradores do bairro, que esperam todo o ano pelo bloco. Há quem venha, porém, de outras regiões para aproveitar a festa. Na concentração, que aconteceu na Rua Leopoldina, o mecânico industrial, Jonathan Napoleão, de 19 anos, já esperava causar furor com o vestidinho florido. Ele veio do bairro Athaíde para desfilar. "O modelito está ´fashion´. Todo mundo gostou, só que esquenta muito, mas o que importa é a gente se divertir e curtir com a galera".
Já adepto dos modelos de ´oncinha´, o estudante, Thierry Freire, de 18 anos, também veio de Athaíde e acompanhou Jonathan. Os dois desfilaram pela primeira vez. "Eu vim aqui para ´zuar´ com os amigos e cheguei cedo para não perder nenhum minuto. É a primeira vez que eu venho e já estou adorando".
O servidor público, Almir Cruz, de 33 anos, depois que descobriu o bloco, não deixa de participar de nenhum desfile. "O carnaval aqui é bem familiar, bastante seguro. As pessoas podem curtir o carnaval tranquilamente e à moda antiga com marchinha e bateria e toda a família participa e já tem sete anos que eu participo e nunca vi nenhum problema. É o pré carnaval para que no final de semana que vem a gente desfile pela independentes de São Torquato e também se preparar para o carnaval no fim do mês".
História
O Bloco das Piranhas de São Torquato foi fundado na década de 1980 e teve sua participação interrompida no início da década de 1990. Em 2002, sob comando de uma diretoria jovem o bloco reiniciou as atividades com nova denominação: Apaixonados por São Torquato, mas o carinhoso apelido de Bloco das Piranhas persistiu. Isso por que a tradição manda que nos desfiles os homens se vistam de mulheres e vice-versa.
´Xixi da Piranha´
Para animar ainda mais, todos anos é servido gratuitamente o tradicional ´Xixi da Piranha´. Este ano, a bebida é feita à base de cachaça com maracujá e açúcar e serão servidos cerca de 500 litros de xixi para os foliões.
Com uma diretoria composta por 13 integrantes, sendo 12 homens e uma mulher (a tesoureira), o bloco ao longo do ano faz quatro festas (Festa a Fantasia, Feijoada do Bloco, Pirafolia e Rua do Samba) para arrecadar fundos e garantir o desfile e o entretenimento dos moradores de São Torquato e demais foliões da Grande Vitória e alguns até do interior do Estado.
No ano passado cerca de 2,5 mil pessoas participaram do desfile e este ano o público estimado é de aproximadamente 3 mil pessoas, com alguns foliões vindos de Colatina e de Fundão.
Segurança
O bloco será acompanhado por seis policiais militares montados à cavalo, terá apoio da guarda municipal e de agentes de trânsito. Além disso, dez seguranças ficarão no meio do bloco para evitar que tumultos aconteçam durante a festa.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 08/02/2009 às: 05:53