O motorista que for de carro para o Sambão do Povo acompanhar os desfiles do Carnaval Capixaba 2009 deve evitar associar álcool e direção. Aqueles que insistirem nessa combinação correm risco de receber multa e ter a Carteira Nacional de Habilitação recolhida.
Policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar vão fiscalizar o movimento de foliões com a operação Madrugada Viva. São 238 militares para ocupar as vias de acesso ao sambão e outros pontos estratégicos no Estado.
Durante as ações serão usados 22 bafômetros, aparelhos que verificam o índice de embriaguez em caso de suspeita dos policiais. Outros 70 funcionários do Detran e 30 jovens do programa Vida Urgente participarão das abordagens neste fim de semana. Quem for beber, segundo a polícia, deve optar pelos serviços de táxi, ônibus ou pegar carona para chegar ao sambão.
Madrugada Viva também no interior
Além da Grande Vitória, os programas ?Madrugada Viva? e ?Praia Viva? realizarão abordagens de Norte a Sul do Estado. As ações de educação e fiscalização ocorrerão a partir desta sexta-feira (13), e prosseguem até domingo (15) nas cidades de São Mateus, Linhares, Colatina, Guarapari, Anchieta e Piúma.
Punição
Durante as operações, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, após constatada a concentração de álcool acima de 0,3 decigramas por litro de ar expelido pelos pulmões, eles têm a carteira de habilitação apreendida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70. O condutor flagrado pode ter o direito de dirigir suspenso pelo período de quatro a doze meses e, em caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.
Educação e fiscalização
De acordo com a diretora geral do Detran/ES, Luciene Becacici, as ações dos programas de fiscalização e educação serão reforçadas durante o Carnaval em todo o Estado. "Nós estamos reforçando a fiscalização para o desfile das escolas de samba em Vitória, e em seguida estenderemos as ações para o Carnaval em todo o Estado. Quem ingerir bebida alcoólica deve ter a consciência de que deve voltar para casa de ônibus, táxi, ou pegar uma carona segura", alerta a diretora.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 14/02/2009 às: 08:07