Nada de bebida alcoólica durante a Festa da Penha. Neste ano, a comemoração da padroeira do Estado, que acontece entre os dias 12 e 20 de abril, será fiscalizada para que a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas durante o evento seja cumprida. Segundo o secretário de Cultura de Vila Velha, Antônio Ramos Barbosa, o objetivo da restrição é garantir a segurança das pessoas e valorizar o caráter religioso da festa.
"Serão 170 barracas instaladas no Parque da Prainha, todas elas estão proibidas de comercializar bebida alcoólica. Sabemos que é difícil controlar a venda dos ambulantes, mas vamos contar com a ajuda da Secretaria de Segurança e da Polícia Militar para fiscalizar o entorno do parque", afirma. Ramos disse ainda que haverá fiscalização reforçada para o cumprimento da Lei Seca próximo ao local, para impedir que os motoristas dirijam após beber.
A lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas durante a Festa da Penha é de 2006 e foi criada com o objetivo de restringir o acesso das pessoas à bebida no local do evento. Neste ano, porém, ela virá acompanhada de uma outra: a que determina que os eventos na cidade terminem até meia-noite.
"Isso é válido para as apresentações musicais, mas não para a Romaria dos Homens, que vai começar às 19h30 do dia 18", diz o secretário. A medida também tem o objetivo de garantir a segurança de quem vai assistir aos shows e, segundo a avaliação do secretário, já apresentou resultados positivos na cidade. "Durante o carnaval, adotamos a postura de terminar os eventos até o horário estipulado, e foi tudo muito tranquilo. A Festa da Penha é um evento para a família e que quer manter esse caráter", afirmou.
A Oitavário da Festa da Penha começa no dia 12, domingo de Páscoa, e termina uma semana depois, no dia 20 de abril. Haverá missas, procissões e shows durante os dias do evento.
Destaques da festa
Oitavário.
O oitavário terá início no dia 12 de abril e terminará no dia 20. O tema deste ano é "O Senhor fez em mim maravilhas"
Romaria.
A Romaria dos Homens acontece no dia 18 de abril, com saída da Catedral de Vitória, às 19h30. A romaria das mulheres acontece no dia 19, a partir das 14h30, com saída do Santuário de Vila Velha, seguida de missa
Shows.
Também haverá shows com cantores locais e nacionais, nos dias 17, 19 e 20 de abril. No dia 19, as Meninas Cantoras de Petrópolis se apresentamàs 19h30. Já no dia 20, segunda-feira, será a vez do Padre Zezinho às 19h30. A atração nacional de sexta-feira, dia 17, ainda não foi confirmada.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 17/03/2009 às: 05:15