O canteiro de obras que virou o município de Vila Velha faltando apenas quatro meses para as eleições tem tirado a paz de moradores, comerciantes e motoristas que circulam pelas principais vias do município. As obras, muitas do governo do Estado e outras tantas da prefeitura, estão em todas as partes: Centro, Coqueiral de Itaparica, avenida Carlos Lindenberg entre outros bairros.
Na manhã desta segunda-feira o caos no trânsito da Lindenberg ganhou mais um ingrediente. Obras da Cesan interromperam completamente um trecho da via no sentido Centro-São Torquato. Os carros estavam sendo desviados por dentro do bairro Planalto que fica paralelo a avenida.
Logo pela manhã a costureira Maria Zélia Oliveira já estava irritada com os canteiros de obras, máquinas na pista e grande fluxo de veículos. O barulho, poeira e a dificuldade para atravessar a Lindenberg já deixavam a costureira estressada no início do dia.
“Essas obras estão causando um transtorno que só quem vive ou passa por aqui sabe como é. Eu levei aproximadamente 20 minutos para conseguir atravessar as duas pistas da avenida. Sinal até que tem, mas por causa das obras que fecham alguns caminhos, temos que passar pelo outro lado. Quando fico em casa durante o dia é o tempo todo passando pano em cima dos móveis e no chão. A poeira e o pó de minério tomam conta de tudo”, conta a costureira.
Por causa da interdição, o trânsito era desviado para a rua Araraquara saindo na rua Ronaldo Rezende, no bairro Planalto. No meio de toda confusão estava o comerciante Daniel Lopes, que possui um bar na esquina da Lindenberg com a Ronaldo Rezende. Na frente dele as obras da Cesan, e do lado esquerdo o fluxo de veículos que passam pelo desvio.
“Infelizmente para se ter uma coisa melhor temos que passar por isso. É poeira o dia inteiro nas mesas e bancadas o barulho nem se conta. O freguês não quer saber disso, infelizmente estou perdendo cliente por causa de todas essas intervenções”, declara o comerciante.
Além da obra da Cesan, por toda extensão da avenida Carlos Lindenberg há intervenções de obras da secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha. As obras fazem parte do projeto de revitalização.
A reforma na Rodovia Lindemberg custará no total R$ 40 milhões e vai do trecho entre a Avenida Anysio José Simões à entrada da Estrada Jerônimo Monteiro, cerca de 10 km de extensão. A previsão de entrega da avenida, completamente revitalizada é de 15 meses.
Por meio de nota, a Cesan comunicou que a intervenção foi feita para implantar novas redes de água, que vão melhorar o abastecimento do município. Estão sendo executados 1.380 metros de redes, com 800 milímetros de diâmetro, reforçando outras já existentes, na altura do Carrefour e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.
A obra foi dividida em duas etapas, com investimento total de R$ 4,95 milhões, beneficiando 157.887 habitantes de Grande Itaparica e do setor Glória (centro de Vila Velha e praias). A conclusão dos trabalhos da 1ª etapa está prevista para 13 de agosto e da 2ª etapa para 13 de setembro deste ano.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 23/06/2008 às: 21:44