Os motoristas terão que colocar a mão no bolso para usar o túnel que será a esperada quarta ligação entre os municípios de Vitória e Vila Velha. A obra foi anunciada ontem pelo governador, Paulo Hartung, durante a abertura das discussões do Planejamento Estratégico de Vitória. O túnel será construído em parceria com a iniciativa privada ? que poderá explorar um pedágio na via.
"Agora vamos trabalhar para fazer o projeto executivo e licitar. Vou fazer de tudo para licitar até o final deste ano ou início do ano que vem", afirmou o governador.
Hartung justificou que não há como realizar um projeto desse porte sem recorrer à parceria público-privada. "Vai ter que ter pedágio. É possível fazer um investimento desse de outra maneira? A empresa seria parceira na construção e na administração e manutenção do túnel".
Módulos
Passando por debaixo dágua, o túnel sairia da Avenida Beira-mar, na Ilha de Santa Maria, Vitória, até a Glória, em Vila Velha. Mas não sairá no centro do bairro. "O estudo mostrou que naquele local o túnel iria tumultuar o trânsito. E também é uma forma de fugir de tantas desapropriações. Agora ele vai sair mais à direita, passando por baixo da área do complexo prisional", explicou Hartung.
O estudo apontou ainda que o fluxo de veículos entre os municípios é intenso especialmente pela manhã, de Vila Velha para Vitória, e à noite, no sentido contrário.
"O que precisamos é de um túnel com três módulos. E não precisamos fazer os três de uma vez só. O estudo também nos mostrou a importância da alça na saída da Terceira Ponte, em Vila Velha. Ela é estratégica para resolver o problema por um tempo, enquanto se constrói o túnel", afirmou o governador.
Para que o túnel seja construído, será necessária a escavação de rochas no fundo do mar. A construção da quarta ponte foi descartada pelo governo por causa do impacto que ele causaria em Vitória. Já a ponte suspensa, que também chegou a ser cogitada, se mostrou inviável por conta das regras de navegação e do fluxo de embarcações que não a permitiriam ficar aberta para os veículos por muito tempo.
Empresas na saída do túnel em Vila Velha
O Prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, apoia a construção de um túnel para ligar a cidade à Vitória. "O governo vai assinar a ordem de serviço do Corredor Leste-Oeste, que vai ligar a BR 101 e a BR 262, e com mais essa ligação a Vitória, através do túnel, vamos dar um grande passo para resolver os problemas de mobilidade urbana no município", comenta. Ele ressalta que o complexo penitenciário será completamente desativado com a construção do túnel, e poderá abrigar empreendimentos voltados para a área marítima. A previsão é que em 90 dias seja apresentado um estudo para identificar as áreas de Vila Velha que podem receber novos investimentos, incluindo o complexo penitenciário. Segundo Neucimar, pode abrigar empreendimentos como pólo metal-mecânico, indústria de construção naval, estaleiro ou servir de área de suporte para as empresas do setor petrolífero".
Túneis em outros países
O túnel mais profundo do mundo está sendo construído na Turquia e ficará a 56 metros de distância da superfície do mar
França
O Eurotúnel, ou Túnel da Mancha, liga a França à Grã-Bratenha por trem. Inaugurado em 1994, foi construído em sete anos, nos quais 10 mil trabalhadores perfuraram o fundo do mar, no Canal da Mancha, e construíram três túneis de 50 km de comprimento, sendo que 35 deles estão debaixo da água. A obra custou 15 bilhões de euros ? mais do que o dobro do previsto
Estados Unidos
O Holland Tunnel é um dos dois túneis abaixo do Rio Hudson que liga a ilha de Manhattan a Newark, uma cidade no estado de Nova Jersey. Demorou sete anos para ser construído. É cobrado pedágio de US$ 8,00 no trajeto de Nova Jersey para Nova Iorque
Turquia
Está em construção na Turquia uma ferrovia que passará por um túnel de mais de 76 km de extensão, sob o Estreito de Bósforo, que divide a cidade de Istambul entre a Europa e a Ásia. Será o túnel mais profundo construído sob a água até agora, a 56 metros da superfície
Japão
O túnel Seikan é um túnel ferroviário que foi construído sob o estreito de Tsugaru, no Japão. Atualmente é o mais longo túnel ferroviário do mundo, com 53,85 km. Inaugurado em 13 de março de 1988, o túnel Seikan possui um trecho de 23,3 km que passa debaixo de águas. O túnel Seikan liga as ilhas de Honshu (Sul) e Hokkaido (Norte). O túnel foi construído porque as balsas que cruzavam o estreito de Tsugaru enfrentavam condições de navegação perigosas. O túnel para estrada de ferro faz seu trajeto a quase 244 metros abaixo do leito do mar.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 21/03/2009 às: 07:55