A venda de bebida alcoólica durante a Festa da Penha, que acontece entre os dias 12 e 21 de abril, será monitorada por câmeras. Além de garantir a segurança dos fiéis, cinco equipamentos instalados no entorno do Parque da Prainha vão fazer cumprir a lei que proíbe a comercialização de bebida alcoólica durante o evento. Quem for flagrado descumprindo a lei perderá o direito de continuar trabalhando na festa deste ano e receberá multa de R$ 300,00.
Segundo o secretário de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto, cada aparelho permite a visualização de uma área de cerca de um quilômetro e todos são capazes de girar 360º. Duas das câmeras são do tipo "tagarela", por meio das quais os agentes da central de videomonitoramento - que ficará instalada próximo à prainha - podem alertar motoristas e pedestres que não respeitarem a sinalização.
Trecho
As câmeras ficarão localizadas em pontos que vão desde o Parque da Prainha até a Praça Duque de Caxias, no centro, permitindo o monitoramento de um trecho de cerca de três quilômetros. "Em todo este trecho, que vai da Rua Inácio Higino até a Henrique Laranja, e da Rua Sete de Setembro até o Parque da Prainha, será proibido vender bebida alcoólica, conforme está previsto na lei de 2005", disse.
A regra vale, apenas, para os ambulantes. Os pontos de comércio estabelecidos no local poderão continuar vendendo o produto. A prefeitura pretende aumentar a equipe responsável pela fiscalização, mas ainda não definiu quantos agentes vão atuar durante a festa.
Como vai funcionar
Central. Cinco câmeras estarão espalhadas no entorno do Parque da Prainha, em Vila Velha
Modelo. Todos os aparelhos têm mobilidade para girar 360 graus, sendo duas do tipo "tagarela", capazes de alertar motoristas e pedestres sobre a sinalização das vias
Locais. As câmeras ficarão localizadas nos seguintes pontos: Parque da Prainha, Avenida Beira-Mar, Rua Antônio Ataíde, Avenida Luciano das Neves (próximo à Praça Duque de Caxias) e Rua Vasco Coutinho (próximo à entrada do Convento da Penha)
Punição. Quem for pego vendendo bebida alcoólica na área compreendida entre a Rua Henrique Laranja e o cruzamento com a Sete de Setembro, e da Rua Inácio Higino até o Parque da Prainha - incluindo a Praça Duque de Caxias -, perderá o direito de continuar trabalhando durante a festa, além de receber multa de R$ 300,00
Abertura do evento será com Roupa Nova
O grupo Roupa Nova vai agitar a Festa da Penha deste ano. A banda será a principal atração da festa, e se apresenta na sexta-feira, dia 17 de abril, às 21h30, no Parque da Prainha, em Vila Velha. Além do Roupa Nova, as Meninas Cantoras de Petrópolis e o Padre Zezinho farão show em homenagem à padroeira do Espírito Santo nos dias 18 e 19 de abril, respectivamente, a partir das 19h30, sempre no Parque da Prainha. Toda a programação da festa é aberta ao público.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 26/03/2009 às: 06:57