A partir desta quinta-feira (02), os moradores de Vila Velha interessados em participar do novo programa nacional de habitação, lançado na última quarta-feira (25), poderão realizar suas inscrições. A primeira etapa do cadastramento acontecerá no Ginásio do Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, até o dia 8 de abril, das 8 às 17 horas. Inclusive no sábado (04) e no domingo (05), para atender melhor os trabalhadores.
O programa Minha Casa, Minha Vida vai financiar a construção de um milhão de casas no Brasil, sendo 16.800 no Espírito Santo. Poderão ser beneficiadas famílias com renda de até 10 salários mínimos. Os interessados devem levar cópia de comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, contracheque ou declaração de renda.
Em Vila Velha a prioridade será atender famílias com até três salários mínimos, que não possuem imóvel próprio e vivem em áreas de risco, em regiões ribeirinhas, perto de morros ou encostas, de situação de alagamento, ou que moram em abrigos. Também serão critérios de seleção tempo de moradia no município, quantidade de filhos menores de idade, e se a família possui algum integrante portador de necessidades especiais.
Para agilizar o processo de seleção, este primeiro cadastro será feito separando famílias que têm renda de até três salários mínimos, de 4 a 6 salários e de 7 a 10 salários. Segundo o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, a expectativa é de que o plano funcione de maneira eficiente, e consiga beneficiar as pessoas que não têm condições de obter, sozinhos, sua casa própria.
Depois de concluído o cadastramento, a prefeitura encaminhará a listagem das pessoas que têm interesse em participar do programa para a Caixa Econômica Federal e algumas construtoras. As que investirem na construção de unidades para famílias de 0 a 3 salários mínimos terão redução de impostos, como incentivo. Para o comprador, o custo do cartório será gratuito.
Os empreendedores receberão financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. As prestações só começarão a ser pagas na entrega do imóvel. Dessa forma, quem mora de aluguel, e não conseguiria pagar simultaneamente a mensalidade do financiamento, poderá participar. Os terrenos serão doados pelos estados e municípios, em locais que possuam infraestrutura básica.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 30/03/2009 às: 13:53