Um cantinho de orações, espaço para histórias de superação e milagres alcançados fazem da Sala de Milagres, localizado no Convento da Penha, em Vila Velha, é um locais mais visitados por turistas e capixabas que, com fé em Nossa Senhora da Penha, a padroeira do Estado, vão em busca de bênçãos e agradecimento por uma graça alcançada.
E, em tempo de preparação para a tradicional Festa da Penha, maior manifestação religiosa católica no Estado, o Frei Bertolino Tholl, guardião do convento, abriu as portas do lugar e conta um pouco da história da sala e de fiéis que já deixaram sua marca por lá.
Na salinha, há milhares de fotos, recados, pedidos, placas de agradecimentos e objetos como próteses, capacetes e até um vestido de noiva. Num depósito, ainda há muito mais, que se revezam com as que já estão expostas. Tudo aos olhos de milhares de pessoas e fiéis que circulam por lá durante o ano.
Na cabeça do frei, um dos casos mais lembrados é um que vem lá de 1993. Naquela época, uma senhora e seu neto saíram, a pé, de Biriricas, em Domingos Martins, e vieram até o Convento em busca de orações e a intercessão de Nossa Senhora. O menino era portador de uma doença, sem cura, que apodrecia a pele.
"Eles me encontraram na escada e pediram uma oração. Disse que iria ao banco rapidinho e, assim que chegasse, conversaria com eles. Porém, o menino pediu que eu o abençoasse ali mesmo. Quando voltei, eles tinham ido embora. Depois de um tempo o reencontrei e ele estava curado".
O que desperta tanta comoção assim? "Todo mundo gosta de manifestar sua fé, deixar algo aqui como forma de reconhecimento. Além disso, é uma certeza de proteção. A maioria quer fazer, em silêncio, suas orações e agradecimentos", finaliza o frei Bertolino.
Fiéis
"Essa é a minha primeira vez aqui no Convento da Penha. Sou de Mimoso do Sul e acho o espaço dedicado aos milagres muito bonito. Eu aproveitei a visita e fiz um pedido. Não era devota de Nossa Senhora da Penha, mas acho que a partir de hoje vou passar a ser."
Eliane Lopes da Silva , 29 anos, agente de saúde
"Sou do Rio de Janeiro. Essa é a minha primeira visita ao Convento. Apesar de ser de outra religião, acho tudo aquilo que nos leva a Deus válido. O milagre está dentro de cada um. Se você acreditar naquilo, ele pode acontecer"
Sônia Regina de Oliveira Rocha , 54 anos, agente administrativo
Festa da Penha terá surpresa
Faltam poucos dias para a maior festa religiosa do Espírito Santo: a Festa da Penha. Em homenagem à padroeira capixaba, muitas atividades serão realizadas ao longo dos dias 12 e 20 de abril. Segundo o frei Bertolini, a festa de 2009 terá 50 missas e 10 romarias. Entre os shows, as atrações são: Roupa Nova (dia 17), Meninas Cantoras de Petrópolis (dia 19) e Padre Zezinho (dia 20).
"A expectativa é sempre maior do que o ano anterior. Em 2008, foram cerca de 1 milhão de pessoas. Esse ano, esperamos muito mais", disse o frei Bertolino Tholl, que já adianta uma novidade:
"Estamos preparando um espaço no Campinho para que a imagem peregrina de Nossa Senhora fique por lá durante todo o ano. Queremos lançar isso já na festa. Além disso, vamos colocar a imagem num local mais acessível, inclusive para os cadeirantes por meio de uma plataforma móvel".
Destaques da festa
Oitavário: O oitavário terá início no dia 12 de abril e terminará no dia 20. O tema deste ano é "O Senhor fez em mim maravilhas";
Romaria: A Romaria dos Homens acontece no dia 18 de abril, com saída da Catedral de Vitória, às 19h30. A romaria das mulheres acontece no dia 19, a partir das 14h30, com saída do Santuário de Vila Velha, seguida de missa;
Shows: Também haverá shows com cantores locais e nacionais, nos dias 17, 19 e 20 de abril. No dia 19, as Meninas Cantoras de Petrópolis se apresentamàs 19h30. Já no dia 20, segunda-feira, será a vez do Padre Zezinho às 19h30. A atração nacional de sexta-feira, dia 17, será Roupa Nova;
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 30/03/2009 às: 13:57
|