Até o dia 20 de Abril, Vila Velha recebe peregrinos de todo o Estado e do país, no evento em homenagem à Padroeira do Espírito Santo. Pensando nisso, a Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) preparou um esquema especial onde dois módulos de atendimento médico - um deles integrado às Secretarias de Cultura e de Defesa Social - vão dar suporte à população durante a Festa da Penha, que acontece de 12 a 20 de abril.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Eduardo Pereira, os fiéis devem tomar alguns cuidados durante as romarias. A população deve levar garrafas com água para hidratação, caminhar num ritmo individual e parar lentamente, respeitando o limite do corpo. “Em qualquer sinal de tontura e fadiga, os romeiros podem procurar os módulos de atendimento que estarão à disposição da população, tanto nas Romarias quanto no Campinho da Prainha,” reforça o secretário.
No domingo (12), de 7 às 18 horas, um Módulo de Atendimento Médico estará estruturado no campinho e vai contar com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e uma ambulância. Já na Romaria dos Cavaleiros, às 8h30, os romeiros vão contar com uma ambulância completa e um enfermeiro que vão acompanhar todo o percurso e a chegada das pessoas. De segunda (13) a quinta-feira (16), de 14 às 18 horas, um Módulo de Atendimento Médico estará estruturado no campinho para atender à população.
Na sexta-feira (17), de 7 às 18 horas, um Módulo de Atendimento Médico estará estruturado no Campinho. Na Prainha, um Módulo de Atendimento Integrado – com participação das secretarias de Defesa Social Cultura e Saúde - estará estruturado com dois consultórios e seis leitos, contando com uma equipe de dois médicos, e dois enfermeiros, três técnicos em enfermagem e duas ambulâncias.
No sábado (18), de 7 às 18 horas, um Módulo de Atendimento Médico atenderá no campinho. A partir das 18h o Módulo de Atendimento Integrado dará suporte às pessoas até final do evento.
Já na Romaria do deficiente físico, às 8 horas, as pessoas vão contar com uma ambulância completa e um enfermeiro que vão acompanhar todo percurso e a chegada os romeiros.
A Romaria dos Homens tem início às 19h30 e será acompanhada de perto por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é receber mais de 150 mil peregrinos. Uma ambulância avançada com equipe médica dará suporte às pessoas até a saída das Cinco Pontes, onde mais uma ambulância com enfermeiro será somada à equipe inicial. Já na altura do Ibes, em Vila Velha, mais uma ambulância com enfermeiro e uma van com 16 lugares vão dar suporte aos Romeiros.
No domingo (19), de 9 às 15 horas, um Módulo de Atendimento Médico estará estruturado no campinho para atendimento. A partir das 15 horas o módulo Integrado dará suporte ao público até o final do evento. A Romaria dos Motociclistas tem início ás 8 horas e será acompanhada por uma ambulância e um enfermeiro, assim como a Romaria das Mulheres, às 14 horas, com saída do Santuário de Vila Velha.
Na segunda-feira (20), de 9 às 15 horas, um Módulo de Atendimento Médico estará estruturado no campinho para atender à população. A partir das 16 horas o módulo Integrado dará suporte ao público até o final do evento.
A Romaria dos Motociclistas tem início às 8 horas e será acompanhada por uma ambulância e um enfermeiro até o final do percurso.
A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) considera a Festa da Penha o terceiro evento religioso mais importante do gênero no calendário brasileiro. Cerca de 600 mil fiéis vindos de diferentes partes do Brasil e do mundo devem lotar as ruas da capital histórica do Espírito Santo, em romaria até o Convento da Penha, como forma de agradecimento pelas graças alcançadas.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 02/04/2009 às: 10:31