Mesmo em meio à crise econômica, que derrubou a previsão da arrecadação do município de Vila Velha em cerca de 30%, e aos efeitos da chuva, que voltaram a alagar a cidade neste ano, o prefeito Neucimar Fraga (PR) não muda seu estilo descontraído e mantém uma agenda em ritmo de campanha. E, por falar em campanha, ele "não arreda o pé de nenhum compromisso" assumido - como faz questão de dizer. E olha que eles não foram poucos no processo eleitoral.
Para manter a folha de pagamento e o caixa em dia, a prefeitura atrasou algumas contratações. Pelas contas de Neucimar, ainda estão sendo pagas dívidas do ano passado. No seu estilo "frases de efeito", o prefeito comparou Vila Velha a um "elefante com dengue". "A população tem sido bastante compreensiva. Os recursos federais das enchentes não chegaram. Estamos nos ajustando para retomar o crescimento", salientou.
As águas de março, inclusive, atrasaram a entrega da conclusão de trecho da Avenida Carlos Lindenberg, uma das primeiras obras que seriam inauguradas. O projeto de calçar todas as ruas começou devagar, com a escolha de 20 próximas à rodovia. Nesse ritmo, a meta de 1,2 mil ruas dificilmente será alcançada.
Outra proposta de campanha foi a construção do Hospital Geral do Município, que até agora, de concreto, só tem um terreno cedido pela prefeitura, mas ainda depende de parcerias estadual e federal.
Aliado
Mas a grande marca desses cem dias, certamente, é a atenção que o município tem recebido do governo estadual, inexistente durante a gestão anterior. Já foram oito audiências palacianas e, junto com o governo federal, Neucimar já contabiliza R$ 250 milhões em projetos, parcerias e convênios, para os grandes projetos da campanha.
Na gestão, o prefeito não hesita em dividir as cobranças com a equipe, e telefona a qualquer hora. A primeira medida adotada por Neucimar, a retirada de 30 toneladas de entulho da cidade e a operação tapa-buraco, ao lado dos secretários, teve esse sentido político além do prático.
Em sua avaliação, o balanço desse começo é positivo. "Conseguimos mais do que esperávamos e tenho certeza que vamos chegar ao final do mandato com muitas obras que vão mudar a vida da cidade", destacou Neucimar. O prefeito ostenta em seu gabinete um prato da posse de Barack Obama, cujos escritos, em inglês, parecem inspirar-lhe: "a mudança chegou".
Neucimar anda sempre conectado a notícias pela internet e por um moderno celular e diz estar tão satisfeito com a nova função que só trocaria por uma: a de governador. "Eu sei que a fila é grande", ponderou.
"Vila Velha precisava de um gestor parceiro do governo e com bom relacionamento com o setor produtivo. Perdemos a melhor fase e teremos a tarefa de crescer"
Neucimar Fraga (PR) Prefeito de Vila Velha
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 12/04/2009 às: 0-2:56